Política

Humberto de Maracanã recebe últimas homenagens

20 de janeiro de 2015
Corpo de Humberto de Maracanã é enterrado em São Luís (Foto: Dalva Rego/TV Mirante)Corpo de Humberto de Maracanã é enterrado em São Luís (Foto: Dalva Rego/TV Mirante)

O corpo do cantador Humberto Barbosa Mendes, o Humberto de Maracanã, foi enterrado na tarde desta terça-feira (20), no Cemitério do Maracanã, zona rural de São Luís. No local, uma multidão formada por parentes, amigos e admiradores do cantador prestaram as suas últimas homenagens e relembraram a sua trajetória cantando toadas de bumba meu boi.

 

Humberto morreu nessa segunda-feira (19), aos 75 anos por falência múltipla dos órgãos em decorrência de choque séptico. Ele estava internado no Hospital Carlos Macieira desde o dia 13 de janeiro com um quadro de infecção generalizada.

Multidão acompanha enterro de Humerto de Maracanã em São Luís (Foto: Dalva Rego/TV Mirante)Multidão acompanha enterro de Humberto de
Maracanã (Foto: Dalva Rego/TV Mirante)

Ícone
Humberto de Maracanã nasceu em São Luís, no dia 2 de novembro de 1939, era casado e pai de 22 filhos. Mestre em cultura popular reconhecido pelo Ministério da Cultura, ele também foi premiado como mestre da cultura brasileira no 23º Prêmio da Música Brasileira.

Há mais de 40 anos fazia parte de um dos mais tradicionais grupos de bumba meu boi, no sotaque de matraca, o Boi de Maracanã, do qual era compositor e intérprete de toadas desde os 12 anos.

Aos 34 anos, tornou-se mestre do grupo e foi batizado como “Humberto do Maracanã”. Ele era reconhecido pela interpretação da toada que se tornou símbolo do São João do estado maranhense, “Maranhão, Meu Tesouro, meu Torrão”, do compositor Mano Borges, música que também foi já gravada pela cantora maranhense Alcione.

Luto oficial
Em razão da morte, o governo do Maranhão decretou luto oficial de três dias e emitiu nota de pesar. A Prefeitura de São Luís também lamentou a morte do cantador em nota encaminhada à imprensa.

G1 MA

20150120110415606690e 20150120110441138360e

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI