Skip to content

Funcionários do Ibama e da Sema cobravam propina para agilizar processos fraudados

Neto Cruz, 2 de dezembro de 2014
Durante coletiva, Polícia Federal explicou como funcionava o esquema de fraude de processos ambientais (Gilson Teixeira/O Imparcial)
Durante coletiva, Polícia Federal explicou como funcionava o esquema de fraude de processos ambientais
Em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (2), na sede da Superintendência da Polícia Federal em São Luís, no bairro da Cohama, o Superintendente da Polícia Federal do Maranhão Alexandre Saraiva, o Diretor de Proteção Ambiental do IBAMA, Luciano Mendes Evaristo,  o Delegado da Polícia Federal Felipe Soares Cardoso e o Procurador das República, Juracy Guimarães Júnior, comentaram a operação “Ferro e Fogo”, que investiga a participação de funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente  (SEMA), além de empresários em um esquema de corrupção envolvendo processos ambientais no estado.
Para Alexandre Saraiva da PF, as investigações  estão sendo realizadas como uma ação contra o desmatamento e crimes ambientes no estado. “Este é um trabalho prioritariamente contra o desmatamento, que busca diminuir essa prática criminosa no estado do Maranhão. De forma alguma esse trabalho pode ser interpretado como uma ação contra o IBAMA, até porque o órgão foi um grande parceiro nas investigações e colaborou para que os envolvidos fossem identificados”, afirmou.

O coordenador do inquérito e delegado federal Felipe Soares, informou que o esquema acontecia com a formação de pequenos grupos formados por funcionários do IBAMA que  exigiam propinas de pessoas fiscalizadas pelo órgão,  para facilitar o andamento de processos, repasse de informações e abrandamento de multas. “Caso essas pessoas se negassem a participar do esquema eram ameaçadas pelos agentes. Aos  funcionários da  SEMA, cabia a validação de processos ambientais fraudados para que madeiras fossem legalizadas e retiradas de reservas ambientais”.

Estão sendo investigados ainda quatro empresários indiciados por favorecimento no esquema. Segundo os investigadores dos 23 envolvidos no caso, somente três ainda não foram localizados. Mandados de prisão estão sendo realizados em São Luís e Imperatriz. Na capital os suspeitos que já foram presos estão em poder da Justiça serão encaminhados ao Instituto Médico Legal – IML e depois serão transferidos para o Centro de Triagem de Pedrinhas. Os investigados serão indiciados  por formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, prevaricação entre outros, somados os crimes  podem resultar a  25 anos de reclusão. O inquérito deve ser finalizado em um mês.

http://www.oimparcial.com.br/

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Envolvido em escândalo de violência contra a mulher, Cabo Campos quer ser vereador de São Luís

29 de julho de 2020

O ex-deputado Cabo Campos, que foi alçado ao posto de deputado estadual do Maranhão tendo como base eleitoral os “amigos de farda” de outrora, sentiu o gostinho do poder e pretende concorrer ao cargo de vereador pro São Luís. Na sua meteórica passagem pela ALEMA, Campos coleciona escândalo de violência…

Leia Mais
Política

Vereadores de Paço do Lumiar realizam vistoria nas obras da sede da Câmara do município

6 de novembro de 2019

Os vereadores de Paço do Lumiar realizaram visita nesta terça-feira (5), para vistoria do andamento das obras da reforma na sede da Câmara Municipal do município. A Câmara está funcionando provisoriamente no salão paroquial da igreja nossa Senhora da Luz. O presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, vereador…

Leia Mais
Política

PAÇO ROXO – Núbia e Dutra viram motivo de chacota na rede

25 de janeiro de 201825 de janeiro de 2018

O casal futi Núbia e Dutra estão sendo zoados so limite por conta do purple (em inglês: lilás) que Núbia estava querendo implantar em todo o município. Se não fosse a agilidade do MP, a primeira dama ia mortificar os prédios públicos com a cor fúnebre. A galera da net…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • LUTO: Morre Alessandra Santos, 46 anos, voz marcante da noite maranhense
  • ROSÁRIO: Ex-prefeito derrotado e investigado Calvet Filho é condenado por agredir Jornalista com atropelamento, soco e tiros; VEJA A SENTENÇA
  • Prefeito reeleito do interior pode ter mandato cassado por abuso de poder e compra de votos
  • ESQUEMA PODRE EM AXIXÁ: Áudios comprometem Barreto, presidente da Câmara e aliados; escândalo remete à fraude do INSS
  • ESQUEMA DE FRAUDE ELEITORAL NO MUNIM: operação com títulos e seguro defeso pode estourar na PF

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes