Política

Aécio Neves pede união do país em pronunciamento após derrota

27 de outubro de 2014

Candidato do PSDB agradeceu aos mais de 50 milhões de brasileiros que votaram nele e afirmou que cumpriu sua missão.

Aécio Neves, do PSDB, acompanhou a votação na casa da irmã, em Belo Horizonte. Pouco depois da divulgação do resultado, fez um pronunciamento reconhecendo a derrota.

Aécio agradeceu aos mais de 50 milhões de brasileiros, que, nas palavras dele, “apontaram o caminho da mudança”. Afirmou que cumpriu sua missão e que a prioridade agora é unir o país.

Aécio Neves saiu da casa da irmã dele, Andrea Neves, pouco antes das 21h. A comitiva era composta por amigos e aliados políticos que se reuniram para acompanhar a apuração dos votos. O carro do candidato foi o último a deixar o condomínio. O veículo foi cercado por eleitores e militantes.

Na escola pública na região sul de Belo Horizonte, onde Áecio votou pela manhã, acompanhado da mulher, Letícia Weber, ele também foi recebido por uma multidão de jornalistas e eleitores.

Na seção eleitoral, o candidato do PSDB cumprimentou os mesários e gastou menos de dez segundos para registrar o voto. Na saída, posou para fotos.

Depois, deu uma entrevista coletiva. Estava otimista com a votação no segundo turno. “Fico imensamente honrado de poder ter chegado ao final da forma que cheguei, defendendo valores, falando a verdade e apresentando aos brasileiros um caminho”, disse.

À noite, depois de encerrada a apuração, Aécio Neves chegou para um pronunciamento à imprensa em um hotel no centro de Belo Horizonte. Foi acompanhado de aliados políticos.

O senador eleito pelo PSDB de São Paulo, José Serra, disse que a pequena diferença de votos entre os dois candidatos à presidência fortalece a oposição. “Significa que aquilo que se chama oposição no Brasil tem uma força muito grande. E nós vamos usar essa força em benefício do Brasil, da sua unidade, da superação dos problemas que estamos vivendo na economia, que estamos vivendo na educação, que estamos vivendo na saúde. Nós vamos jogar todo esse peso na direção do enfrentamento dessas questões”, afirmou o senador eleito.

Aécio Neves disse que conversou com Dilma Rousseff assim que a vitória dela foi confirmada. “Cumprimentei agora há pouco por telefone a presidente reeleita e desejei a ela sucesso na condução do seu próximo governo. E ressaltei que considero que a maior de todas as prioridades deve ser unir o Brasil em torno de um projeto honrado e que dignifique a todos os brasileiros”, afirmou.

Aécio Neves se referiu às eleições como uma festa da democracia e agradeceu aos mais de 50 milhões de brasileiros que votaram nele. O candidato do PSDB disse que nos últimos meses experimentou novas expectativas em relação ao Brasil, e falou sobre o sentimento ao terminar a campanha eleitoral.

“Eu serei eternamente grato a cada um, a cada uma de vocês que me permitiram voltar a sonhar e a acreditar na construção de um novo projeto. As cenas que eu vivi ao longo desses últimos meses jamais sairão da minha mente e do meu coração. Portanto, mais vivo do que nunca, mais sonhador do que nunca, eu deixo essa campanha ao final com o sentimento de que cumprimos o nosso papel. E repito, para encerrar, mais uma vez São Paulo, que é o que retrata para mim de forma mais clara o sentimento que tenho hoje na minha alma e no meu coração: ‘Combati o bom combate, cumpri minha missão e guardei a fé’. Muito obrigado a todos os brasileiros”, completou.

AQUI