Skip to content

São Luís: Sá Marques pede mais atenção às questões da Educação

Neto Cruz, 17 de abril de 2024

“Um curto-circuito com esses forros é um prenúncio de uma tragédia sem precedentes em nossa cidade”, acrescentando que se faz necessário uma fiscalização mais rígida / Leonardo Mendonça

Texto: Mirlene Bezerra

“É de causar preocupação o que aconteceu ontem na U.E.B. Maria Rocha, no bairro da Areinha: um incêndio em uma escola. E eu pensando com os meus botões, fiquei imaginando a tragédia que seria, se o telhado da escola cai durante o incêndio, com àquelas crianças no seu interior”, disse o vereador Sá Marques (PSB), na sessão ordinária desta terça-feira (16), na Câmara Municipal de São Luís.

O vereador alertou ao prefeito Eduardo Braide (PSD) e à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para ficarem mais atentos às fiações utilizadas nas obras de construção e restauração das unidades de ensino da rede municipal, particularmente na instalação de aparelhos de ar-condicionado. “Nessas escolas os forros são todos de PVC e, portanto, um material altamente inflamável. Um curto-circuito com esses forros é um prenúncio de uma tragédia sem precedentes em nossa cidade”, observou, acrescentando que se faz necessário uma fiscalização mais rígida.

Sá Marques sugeriu também aos vereadores que fiquem atentos quando da entrega de obras realizadas nas escolas, para que, por iniciativa própria, levem um eletricista especializado para verificar se a fiação está dentro do padrão recomendado.

O parlamentar ainda deu o exemplo da Escola Duque de Caxias, no bairro do João Paulo, onde os galhos se emaranharam na fiação de iluminação pública, com o risco iminente de um grave acidente envolvendo crianças e adolescentes.

“Há mais ou menos um mês estou pedindo a poda de uma árvore, porque se um galho cai sobre um fio daqueles será uma descarga de 13.800 Volts. E detalhe: o que circunda o pátio da escola é uma grade de ferro”, pontuou.

Precatórios

Outra situação levantada pelo vereador foi a questão dos precatórios dos professores.

“O Sindicato dos Professores da Rede Estadual entrou com uma ação sendo ilegítimo na parte, porque essa ação é de Fazenda Pública para Fazenda Pública”, disse.

Sá Marques explicou que o ex-prefeito Tadeu Palácio ingressou na Justiça reivindicando os 40% para o Poder Executivo e 60% para os educadores. E que, da mesma forma, fez o Governo do Estado.

“Então é a Fazenda do Município e a Fazenda do Estado versus Fazenda da União. Aquilo ali não tem nada a ver com precatório para advogados, que não têm direito de pleitear na Justiça o que é devido aos educadores”, afirmou. “O dinheiro é dos trabalhadores da educação, dos pensionistas e de seus herdeiros e, ninguém tem o direito de pegar um real desses 60%”, concluiu o parlamentar, dizendo que vai solicitar uma audiência pública para tratar sobre o tema.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

ENQUETE – Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito (a) de Cachoeira Grande?

8 de agosto de 20188 de agosto de 2018

Vote na enquete abaixo. A mesma ficará ativa até dia 15 deste mês. [poll id=”17″]

Leia Mais

PAÇO DO LUMIAR – Ex-policial militar acusado de homicídio é absolvido

3 de junho de 2016

O ex-policial militar Sandro Moretti Furtado de Oliveira, acusado do homicídio de Tácio Kaique Pereira Pires, ocorrido no dia 27 de novembro de 2010, foi absolvido na quinta-feira (3) após decisão judicial promovida na 2ª Vara de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís.   Em votação secreta,…

Leia Mais
Política

Suspeita de “mutreta” faz com que licitações de Paço do Lumiar fiquem “desertas”

20 de dezembro de 2019

O Blog do Neto Cruz recebe, desde o início da gestão interina de Paula da Pindoba, denúncias de medidas nada republicanas usadas por alguns titulares de pasta da neófita. Porém, até o momento, o Ministério Público – que sempre esteve de olho em cada passo de ex-gestores – parece, agora,…

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • Professores do interior reagem a tentativa do prefeito em dar zignal nos juros do FUNDEF; entenda o caso
  • Traição à Educação: vereadores do interior afrontam o direito dos professores ao aprovarem uso dos juros do FUNDEF
  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • Exclusivo! Guarda Municipal saca arma contra motorista de ônibus após negar carona; VÍDEO
  • FUFUCA NA CORDA BAMBA: o Ministro que quer voar alto demais e pode ‘cair no fosso’ como Gastão e Sarney Filho
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes