Skip to content

Caso Uber: “vínculo empregatício entre motoristas e aplicativos é um tema controverso”, diz advogada

Neto Cruz, 1 de março de 20241 de março de 2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou o julgamento, que vai até 1 de março, sobre a repercussão geral nas teses que tratam de vínculo empregatício entre empresas, como a Uber, e seus motoristas.

Em análise, a Dra. Silvia Monteiro, sócia e especialista em direito do Trabalho do Urbano Vitalino Advogados explica que a existência de vínculo empregatício entre motoristas e aplicativos é um tema controverso e que esses trabalhadores precisam contar com o amparo da previdência, mas que deve ser feito com cautela.

“Isto porque, até hoje, não se olvida a necessidade de que se estabeleça uma legislação específica que abarque a nova relação de trabalho que surgiu em decorrência das plataformas digitais em suas diferentes esferas”, explica.

Para a especialista, é fundamental que se faça uma regra, inclusive sob o ponto de vista social, pois se não houver proteção previdenciária, quando estes trabalhadores estiverem sem condições de trabalho em decorrência da idade ou de alguma patologia, teremos uma sociedade equivalente à da época da Revolução Industrial, empobrecida, sem poder aquisitivo, sem amparo do estado, o que implicará no aumento dos índices de miséria e violência.

Todavia é extremamente controverso na doutrina e na jurisprudência, inclusive nos tribunais superiores (TST e STF), a existência ou não vínculo de emprego na relação existente entre motoristas e a Uber, nos moldes da atual legislação (artigos 2º e 3º da CLT), que seja ou não ideal, seja ou não suficiente, pois é a única existente no ordenamento jurídico e reconhecida pelo Estado Democrático de Direito e deve ser atualizada.

“Esperamos que a regulamentação deste tipo de trabalho seja feita o mais breve possível pelo Poder Legislativo, para que as empresas que pretendem investir nessa atividade tenham clareza e segurança, até mesmo para precificar a prestação de serviços, de quais os custos envolvidos na cadeia produtiva”, destaca a Dra. Silvia Monteiro, sócia e especialista em Direito do Trabalho no Urbano Vitalino Advogados.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

IMAGEM DO DIA! O asfalto chegou em Presidente Juscelino…

11 de outubro de 2017

LEIA MAIS A OPOSIÇÃO PIRA! Presidente Juscelino recebe asfalto; máquinas já estão em pleno vapor

Leia Mais

Piloto da Chapecoense relatou falta de combustível, diz copiloto da Avianca

30 de novembro de 2016

Um avião da companhia Viva Colômbia estava pousando no aeroporto de Rionegro, quando piloto da LaMia solicitou prioridade para aterrissar. Por G1 30/11/2016 09h01 Atualizado há 5 horas Um tripulante da companhia Avianca que estava em uma rota próxima ao voo da Chapecoense afirmou ter ouvido o diálogo entre o…

Leia Mais
Política

Imposto sobre combustível pagou obras da Máfia do Asfalto em São Luís

31 de agosto de 2019

Mais de R$ 10 milhões de um total de quase R$ 15 mi repassados foram empenhados de 2016 até agosto deste ano SÃO LUÍS-MA: Os repasses da Cide-combustíveis ainda não resolveram os problemas das ruas e avenidas em São Luís. Apesar dos ‘investimentos’ realizados nos últimos seis anos, ainda há…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • ROSÁRIO: Ex-prefeito derrotado e investigado Calvet Filho é condenado por agredir Jornalista com atropelamento, soco e tiros; VEJA A SENTENÇA
  • QG DO CRIME: Sindicato dos Pescadores opera esquema sujo e sustenta mandatos fraudulentos no interior do MA; entenda o caso
  • ROSÁRIO: Promotora posa e dá risadas ao lado do investigado Calvet Filho; o crime compensa?
  • FOTO-FOFOCA: Hilton Gonçalo se rende aos encantos de Josimar Maranhãozinho…
  • “Rapaz, se transferência é crime então eu vou passar uns 30 anos na cadeia né, já transferimos uns 300 e poucos títulos”, disse cabo eleitoral de prefeita eleita do interior; Vovó analfabeta de 82 anos foi usada no esquema

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes