Política

Valdenio Caminha assume desafio de modernizar a Procuradoria Geral do Maranhão

20 de fevereiro de 2024

Com uma carreira sólida na advocacia, Valdenio Caminha é a escolha do governador Carlos Brandão como novo chefe da Procuradoria Geral do Estado. Também professor universitário e ex-vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA), assume a missão de modernizar e dinamizar o órgão. O anúncio foi feito pelo governador na última quinta-feira (15).

Assumindo a liderança da PGE Maranhão pela segunda vez, o procurador traz consigo vasta experiência no campo do Direito Público. Sua missão principal é direcionada à modernização e informatização da PGE, sem perder de vista a função primordial da instituição de evitar prejuízos econômicos ao Estado e recuperar receitas para impulsionar as políticas públicas do governo.

Valdenio Caminha destaca a importância de um levantamento inicial preciso do atual cenário da PGE para otimizar a aplicação dos recursos tecnológicos.

“Estamos no século 21, na era da inteligência artificial, e precisamos avançar na gestão para tornar mais eficiente nossa prestação de serviço à comunidade maranhense”, ressaltou o procurador-geral.

Além da modernização, a estruturação da Procuradoria é uma prioridade. Para isso, a instituição realizará estudos para viabilizar a realização de um novo concurso para procuradores. A parceria com o Tribunal de Justiça será intensificada para garantir os repasses necessários ao pagamento de precatórios, uma prioridade do governo estadual.

Denilson Cruz, procurador-geral adjunto para Assuntos Estratégicos, enfatizou o comprometimento de todos em contribuir efetivamente com o novo momento.

“A equipe, independente dos cargos, está imbuída do mesmo espírito de colaboração”, destacou. Assim como o procurador-geral, Cruz ressalta a necessidade de avançar, especialmente no campo tecnológico, para equiparar a PGE a outras instituições do Sistema de Justiça.

O procurador-geral adjunto para Assuntos Judiciais, João Víctor Holanda, também integrado à nova equipe, destaca a prioridade de aumentar o acompanhamento das consultorias prestadas pela Procuradoria a outros órgãos.

“É importante nos anteciparmos para evitar que um problema simples se torne uma questão jurídica que afete o Estado”, ressaltou Holanda.

Para auxiliá-lo na nova missão, Valdenio Caminha contará com uma equipe que combina experiência e o ímpeto dos mais jovens.

“Vamos somar esforços e atingir as metas que pretendemos estabelecer”, afirmou o procurador-geral.

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI