Política

Lençóis Maranhenses é o 4° destino nacional mais desejado pelos brasileiros

25 de janeiro de 2024

Os Lençóis Maranhenses despontam como o quarto destino turístico que os brasileiros demonstram maior interesse em visitar em 2024. Foi o que apontou a pesquisa “Tendências de Turismo – Comportamento da População Brasileira” realizada pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, divulgada na última segunda-feira (22), pelo Ministério do Turismo (MTur).

Dos quinze destinos que despertam maior interesse listados no ranking, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apareceu com 6,5% da preferência dos viajantes, ficando atrás apenas de Salvador (7,1%), Fernando de Noronha (6,9%) e Rio de Janeiro (6,7%).

Segundo a mesma pesquisa, o Maranhão está entre os dez estados preferidos dos viajantes para passar as férias de verão, com um percentual de 4%.

“A pesquisa só reforça o potencial das belezas naturais dos destinos turísticos maranhenses. Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade dos serviços e produtos turísticos ofertados aos nossos visitantes, bem como ampliar a promoção em feiras nacionais e internacionais”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Os Lençóis Maranhenses têm se destacado e ganhado protagonismo não apenas dentro do cenário turístico nacional, mas também internacional. Em janeiro do ano passado, o jornal The New York Times destacou os Lençóis entre os melhores destinos turísticos para visitar em 2023.

Na ocasião, os Lençóis Maranhenses apareceu em 11° no ranking da preferência das pessoas entre 52 opções de lugares para visitar em 2023 que foram listadas pelo jornal estadunidense.

Conhecido por possuir uma paisagem única, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Em agosto do ano passado, avaliadores da Unesco realizaram visitação técnica ao Parque Nacional para analisar os requisitos e saber se os Lençóis Maranhenses podem se tornar Patrimônio Natural da Humanidade.

A expectativa é que, no início do segundo semestre deste ano, saia a decisão final sobre a concessão do título ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O superintendente de Turismo do Polo Lençóis e Delta, da Setur-MA, Júnior Mota, destacou que o sucesso dos Lençóis Maranhenses no ranking da pesquisa é fruto dos investimentos do Governo do Estado na divulgação e promoção do destino em feiras do segmento turístico.

Pesquisa “Tendências do Turismo”

A pesquisa revelou ainda que 1 a cada 3 brasileiros vai viajar entre os meses de janeiro a março, sendo 42% deles para o nordeste, 41% para o sudeste e 19% para o sul do país. O IPRI entrevistou 2.209 pessoas a partir de 16 anos, em 27 unidades da federação, no período de 7 a 11 de dezembro de 2023 e apresenta uma margem de erro de apenas 2 pontos percentuais.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI