Na sessão ordinária desta quarta-feira (13), o vereador Marquinhos (PSC) subiu à tribuna da Câmara Municipal de São Luís para criticar o prefeito Eduardo Braide (PSD) por divulgar que a reforma do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança), localizado no bairro da Alemanha, no valor de R$ 30 milhões, foi realizada com recursos da Prefeitura de São Luís.
“O Eduardo Braide inaugurou o hospital na última semana, dizendo que foi ele quem realizou a obra. E o Governo do Estado já divulgou que, junto com recursos federais, arcou com quase 80% de toda a estrutura do hospital”, disse o parlamentar.
Para Marquinhos, o chefe do Executivo Municipal deveria ter a humildade de dizer que sua participação na reforma do hospital foi apenas para a conclusão das obras. Mas que ao contrário disto, divulgou para a Imprensa e para a população que foi ele quem a realizou.
“Quero deixar registrado que ele não foi correto com os demais entes públicos que investiram recursos na unidade de saúde”, afirmou.
Na opinião do vereador, a Saúde da capital maranhense ainda precisa avançar muito. “Quem precisa ir aos Socorrões sabe o que estou falando”, acrescentou, lembrando que inúmeras emendas parlamentares para a Saúde do município estão paradas, aguardando liberação de recursos para dar andamento aos serviços oferecidos à população, devido a motivações políticas. “Estamos há quatro meses sem poder pagar os salários dos colaboradores”, concluiu, garantido que a Casa não permitirá que a situação permaneça da mesma maneira.
Projeto de Lei
Marquinhos falou também de um projeto de lei de sua autoria, que prevê a gratuidade do transporte a estudantes da rede de ensino pública que estejam fardados. “O projeto está sendo pautado e eu quero, de antemão, pedir o apoio dos nobres colegas vereadores, que não tenho dúvidas, irão subscrevê-lo”, disse o parlamentar, acrescentando que já é uma medida adotada em outras capitais do país.
Texto: Mirlene Bezerra