O Projeto de Lei nº 194/23, que está em tramitação na Câmara, institui em São Luís o mês Maio Furta-Cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.
Proposto pelo Coletivo Nós (PT), o PL especifica que as ações poderão ser desenvolvidas no formato de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de material informativo.
O co-vereador do Coletivo Nós, Jhonatan Soares, justificou a escolha do mês de maio para realização das ações:
“Maio abriga a celebração nacional do Dia das Mães. O furta-cor, que se altera de acordo com a luz que lhe incide, indica que não há uma cor absoluta para a maternidade. Observando ainda a diversidade de cores da maternidade: preta, branca, amarela ou indígena”, explicou o parlamentar.
“É importante que se esclareça a relevância da dedicação de esforços em prol da saúde mental das mães, visto o forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, além da romantização social da maternidade. Porém, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre mães”, destacou Jhonatan Soares.