O coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Patrício Daniel dos Passos Penha, de 36 anos, morreu na noite deste sábado (2), vítima de leucemia. Ele, que foi recém-diagnosticado com a doença, passava por tratamento no Hospital São Domingos, em São Luís. Entre os trabalhos de destaque feitos por ele, está o de comandar a equipe do Maranhão na tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019.
“Quero hoje me solidarizar aos familiares e amigos pela morte prematura do nosso querido amigo e irmão de farda Patrício Penha. Agradeço a Deus pelo privilégio de ter convivido com meu irmão Patrício, um ser humano de um grande coração e um profissional muito competente”, destacou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.
Ver essa foto no Instagram
O coronel Patrício Penha, que integrava a corporação desde 2006, comandou os bombeiros militares maranhenses no desastre de Brumadinho, em Minas Gerais. Recentemente, o governador Carlos Brandão, em reconhecimento ao relevante trabalho prestado por Patrício ao longo de quase 20 anos, promoveu o militar ao posto de coronel.
A última função exercida por ele foi de diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, cargo que ocupava desde maio deste ano. A Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) é o órgão ao qual compete o planejamento, fiscalização e controle das atividades de prevenção em locais de grande concentração humana, vistorias e pareceres técnicos, apoio operacional e auxílio dos serviços e missões específicas no âmbito estadual.
O coronel CBMMA Patrício Penha também coordenou o Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR), o setor de Programas Sociais da corporação, o 11° Batalhão de Bombeiros Militar, em Itapecuru, bem como a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.