Política

Paço do Lumiar: novo ‘funcionário’ da prefeitura é investigado por desvio de emendas parlamentares e organização criminosa

15 de agosto de 2023

A Prefeita Paula da Pindoba, que precisa atender às demandas de diversas forças políticas aqui e em Brasília – para onde viajou ontem, 14, enquanto os Agentes Comunitários de Saúde se amontoavam no RH em busca do 13º -, trocou o comando do PrevPaço, órgão que mexe com o dinheiro do servidor público municipal. Conforme publicação no Diário Oficial do Município, Pindoba nomeou um investigado por desvio de emendas parlamentares.

Segundo apurou o blog, o Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça Criminais de São Luís, protocolou Denúncia contra 14 pessoas, em 13 de julho de 2021, por conta de irregularidades na aplicação de emendas parlamentares de vereadores de São Luís. A denúncia foi aceita pela 1ª Vara Criminal de São Luís em 9 de agosto.

Foram denunciados Luís Carlos Ramos, presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Sacavém; Rafaela Duarte Fernandes, tesoureira da entidade; Ney Almeida Duarte, Roberto Fabiano Veiga da Silva, Aldo Carneiro Pinheiro, Paulo César Ferreira Silva e Marcelo de Jesus Machado, funcionários da Câmara Municipal de São Luís; Rommeo Pinheiro Amin Castro, ex-secretário municipal de Esportes e Lazer, e os servidores da Secretaria Jorge Luís Castro Fonseca, José Rogério Sena e Silva (agora no PrevPaço), Domingos Ferreira da Silva e Adriana de Guimarães Silva. Também foram denunciados o ex-vereador Antônio Isaías Pereira Filho, conhecido como Pereirinha, e o contador Paulo Roberto Barros Gomes.

Entre os crimes praticados está o de organização criminosa. De acordo com a denúncia, os envolvidos constituíram e integraram uma organização estruturalmente ordenada, caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com o objetivo de obterem vantagens mediante a prática de infrações penais.

Fontes confiáveis do blog afirmam que o novo PrevPaço é uma indicação expressa do Senador Weverton Rocha, que foi contra Dino e Brandão nas eleições do ano passado.

Na tentativa de se limpar, José Rogério tentou trancar a ação penal que rola com seu nome, o que foi negado. Quem entende do assunto diz que o novo Diretor de Paço não poderia assumir cargo público, já que, dentre os vários entraves, a certidão necessária para nomeação estaria positivada em decorrência das ações judiciais.

Mas isso é outra história…

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI