Política

Paço do Lumiar: depois de asfaltar, Paula da Pindoba realiza sonho da regularização fundiária no Mojó e Tendal

8 de julho de 2023

“Mulher Maravilha”, Paula da Pindoba “Pode” nos braços do povo…

A Prefeitura de Paço do Lumiar iniciou nesta terça-feira (04), o processo de regularização fundiária nas comunidades do Mojó, Tendal e Montanha Russa, localizadas na zona rural do município. Mais de uma centena de moradores e lideranças dessas comunidades participam, esta amanhã, de uma reunião com a prefeita Paula Azevedo, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo Walburg Neto, a coordenadora do Programa de Regularização Fundiária, Jéssica Arruda, e o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), Anderson Ferreira.

A Prefeita Paula Azevedo destacou o importante trabalho que a Comissão de Regularização Fundiária do município de Paço do Lumiar vem fazendo ao longo da sua gestão, e da parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio do ITERMA, que tem mudado a realidade de milhares de famílias. ”

Já fizemos a entrega de mais de 3 mil títulos, e pretendo ultrapassar a marca de 4 mil entregues antes do final da minha gestão”, ressaltou Paula Azevedo, falando que o reconhecimento ao direito de propriedade é uma das principais políticas públicas assumidas por sua administração, que valoriza o imóvel e garante segurança jurídica às famílias.

O presidente do ITERMA, Anderson Ferreira, enfatizou a grande sintonia existente entre o governo do Maranhão e a Prefeitura de Paço do Lumiar para promover a regularização jurídica dos imóveis em Paço do Lumiar. Ele também falou do importante papel da comunidade nesse primeiro momento, de início de cadastro dos imóveis, com o levantamento de toda a documentação por parte dos proprietários, e atenção ainda aos próximos passos, de medição dos lotes e formalização dos processos junto ao cartório.

“Estamos em um momento oportuno para avançar com a regularização fundiária em Paço do Lumiar. Regularização essa que traz diversos benefícios para o titular da terra. E contamos com a parceria de todos”, assinalou.

A coordenadora do Programa de Regularização Fundiária, Jéssica Arruda, lembrou que todos os custos e tratativas do processo de regularização de imóveis são totalmente gratuitos para as famílias de baixa renda.

“A Regularização Fundiária é um programa de interesse social, em que o morador de baixa renda não paga nada para ter o documento da sua casa. E queremos regularizar todos os imóveis em Tendal, Mojó e Montanha Russa antes do final da gestão da prefeita Paula”, afirmou.

O Secretário Walburg Neto lembrou, em sua fala, de todas as frentes de trabalho que a Prefeitura vem realizando na zona rural, especialmente na comunidade do Mojó, onde aconteceu a reunião desta amanhã.

“Estamos atuando em todas as frentes, no que diz respeito à infraestrutura e à regularização fundiária dentro de Paço do Lumiar. Com a prefeita Paula Azevedo, estamos vivendo, com certeza, a melhor gestão que o nosso município já experimentou nos últimos anos”, discorreu Walburg Neto.

Na fila para iniciar o processo de regularização do seu imóvel, estava a idosa Maria Zilda de Sousa Costa, de 60 anos. Ela mora há mais de 30 anos, com o filho e uma neta, em uma casa de alvenaria na comunidade do Mojó.

“Fiquei muito feliz quando soube que a prefeitura vinha pra cá pra iniciar esse processo de regularização. É uma grande oportunidade pra minha família e também uma segurança. Espero que logo eu esteja com o meu título de propriedade em mãos”, disse Maria Zilda.

 Mesmo desacreditada por vozes do atraso, bairros foram contemplados com pavimentação asfáltica, legado da gestão Pindoba em Paço que nunca cairá no esquecimento…

LEIA MAIS

SONHO REALIZADO – Paula da Pindoba dá início a asfaltamento do Mojó, em Paço do Lumiar

 

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI