Política

São Luís: ‘curto-circuito’ deixa alunos 1 mês sem aula

25 de março de 2023

A UEB Maria Jose Vaz Dos Santos está sem aula há exatos 25 dias. A escola atende a demanda do polo João de Deus, São Bernardo, São Cristóvão e adjacências. A escola foi evacuada após um curto-circuito colocar em risco a vida de crianças, que não tem a mesma sorte de contar com o ensino particular.

Após o incidente, a escola não voltou a funcionar, o que causa um prejuízo sem precedentes no aprendizado destas crianças, que já sofreram o desfalque durante a pandemia.

“A equipe de eletricistas ainda estão trabalhando para resolver o problema na rede elétrica da escola. Desta forma, amanhã ainda não terá aula”, foi uma das mensagens encaminhadas ao “grupo” de WhatsApp.

“Em virtude de ainda não terem concluído o trabalho na rede elétrica da escola, amanhã( 14.03), NÃO HAVERÁ AULA. Fiquem tranquilos, em breve o serviço será concluído e retornaremos nossas atividades normais”, diz outra.
Por último, uma nota da equipe que faz a gestão da UEB.

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Equipe Gestora da UEB MARIA JOSÉ VAZ DOS SANTOS, vem através deste comunicado, relatar aos pais e/ou responsáveis os fatos ocorridos desde o inicio do mês de março que tem impossibilitado o desenvolvimento integral das atividades escolares.
No dia 01 de março de 2023, no turno matutino, o medidor de energia elétrica apresentou um ponto de incêndio cujo fogo foi imediatamente controlado não causando danos aos que estavam presente no local.
Este incidente foi imediatamente comunicado para a Secretária de Educação da SEMED que enviou uma equipe técnica até a escola e juntamente com funcionários da Equatorial fizeram os reparos onde ocorreu o incêndio liberando assim o prédio para o desenvolvimento das atividades escolares.
Entretanto, no dia 02 de março aconteceu uma ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA do Conselho Escolar, onde foram feitas algumas exigências, registradas em ATA, para o retorno das aulas, dentre estas um laudo do Engenheiro Eletricista.
Embora haja uma autorização verbal e liberação do prédio para o funcionamento, feita pelos Engenheiros Eletricistas da SEMOSP, a comunidade escolar opõem-se à esse retorno sem o cumprimento das exigências pontuadas em reunião portanto ficam suspensas temporariamente as aulas presenciais e assim que tudo estiver resolvido informaremos a todos através desse espaço de comunicação.
Estamos buscando incessantemente soluções para que o funcionamento das atividades escolares sejam retomadas o mais breve possível.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos.”

Um comunicado mostra que as obras da gestão Braide são estilo Sonrisal. Não dando conta de aprontar as escolas nas férias, o prefeito – por meio de sua equipe – já proporam até aulas “on-line” para tentar fechar o conteúdo.

“COMUNICADO

A Equipe Gestora da UEB Maria José Vaz dos Santos, vem através deste, informar aos pais e/ou responsáveis sobre os serviços que estão sendo realizados na nossa escola. Atualmente tem uma equipe da Semosp trabalhando no telhado, tiraram as goteiras e colocando o PVC para evitar a entrada dos pombos. Estão realizando o serviço de pintura nas salas que tinham goteiras e fizeram a dedetização de todo prédio.
Está previsto para segunda-feira , 20.03.2023, a troca do quadro de energia para área externa da escola.
Portanto continuaremos com as AULAS SUSPENSAS e assim que pudermos retornar avisaremos nos grupos de WhatsApp.

A direção.”

Por fim, um comunicado que prometeu as voltas às aulas:

“O quadro de energia está sendo transferido para o muro da frente da escola. O engenheiro da Semosp deu a previsão para o término do serviço para sexta feira(24.03.2023).”

Porém, até o fechamento deste post, não foi confirmado o retorno das aulas na segunda, o que já vem gerando revolta de pais e mães de alunos que não entendem o motivo de tanta demora e programam um protesto na porta da escola.

“Aula online é a solução desesperada da prefeitura para compensar a falta de compromisso com a educação do município”, diz Pai de aluno em contato com a página.

O blog tentou contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Luís e SEMED, sem sucesso.

O espaço está aberto para os devidos esclarecimentos.

Veja:

AQUI