Política

Governo Lula: ‘Pai do Orçamento Secreto’ será MinCom; de quem é a indicação?

29 de dezembro de 2022

J.F. nunca fez questão de esconder sua tendência por W.R., mesmo com o União Brasil caminhando com Brandão nas eleições de outubro. No Senado, W. Rocha sempre mostrou estreitamento com o ex-presidente do Senado Federal

Na manhã de hoje, o ex-presidente eleito Lula (PT) declarou que seu novo Ministro das Comunicações será o médico e deputado federal reeleito Juscelino Filho (UNIÃO).

“Pai” do Orçamento Secreto no MA, o projeto foi relatado pelo deputado Juscelino Filho, à época no DEM. O movimento garante a indicação das verbas pelo relator-geral do Orçamento (RP9) e pelas comissões do Congresso (RP 8), possibilidade não prevista no projeto encaminhado inicialmente pelo Executivo. As emendas do orçamento secreto foram usadas pelo governo federal o ano passado para destinar recursos a redutos eleitorais de parlamentares sem os critérios de distribuição e transparência adotados para as demais emendas. O mecanismo foi questionado no TCU (Tribunal de Contas da União). A Corte concluiu que o modelo fere a Constituição. As informações são do site UOL.

Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional o chamado orçamento secreto, como ficaram conhecidas as emendas de relator ao Orçamento Geral da União, identificadas pela sigla RP-9. O julgamento das Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 850, 851, 854 e 1014 foi concluído com seis votos pela inconstitucionalidade e cinco votos divergentes, com entendimentos diversos entre si.

Robson Bonin, do Radar da Veja, apura através de interlocutor que os nomes citados por aliados de Lula como futuros ministros da “cota” da sigla na Esplanada são, segundo este cacique, acertos pessoais de Davi Alcolumbre e outros quadros do partido, sem o compromisso de fidelidade partidária nas votações do Congresso.

Ficou evidente o racha dentro do União Brasil, sendo que até o espoca urnas Pedro Lucas Fernandes, da mesma sigla, estava sendo cotado para o cargo. J. Filho, esperto e arisco, se adiantou e se aliou à velha guarda da política, composta até por antipetistas.

Segundo fontes nos corredores de Brasília, Weverton teria pedido “com carinho” a Alcolumbre que indicasse o fiel e leal amigo ao cargo que era ocupado, de forma indireta, pelo “02”.

Lula, pragmático, tenta atender todas as frentes que de forma direta ou indireta, lhe deram apoio rumo à vitória contra o bolsonarismo.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI