Política

Rádio on-line terá isenção de domínio na internet por um ano

24 de novembro de 2022

O Ministério das Comunicações (MCom) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anunciaram, nesta quarta-feira (23), a isenção da taxa de custo de manutenção do domínio para rádios de todo o país por um ano. O benefício faz parte das ações apresentadas pela Pasta durante a Cerimônia Alusiva aos 100 anos do Rádio no Brasil. Estarão isentas aquelas emissoras que utilizam “am.br” e “fm.br”.

O benefício começou a valer no dia 7 de setembro deste ano. Para os domínios novos, o pagamento da primeira anuidade até setembro de 2023 será isento. Os domínios já registrados receberão extensão de seus períodos de validade por um ano adicional, sem custo. Para manter os domínios am.br e fm.br é necessário receber outorgas do Ministério das Comunicações (MCom) liberando a execução do serviço.

“A oportunidade para os radiodifusores brasileiros é utilizar a exclusividade de que dispõe do registro e uso dos domínios .am.br e .fm.br e assim oferecer uma experiência convergente de rádio e do serviço on-line”, ressaltou o gerente de produtos e mercado da NIC.br, Rubens Kuhl.

NÚMEROS — Atualmente, o Brasil conta com mais de 4,2 mil emissoras de rádio FM com outorgas vigentes e mais de 1 mil que operam em AM. Em todo o país, quase 5 mil rádios comunitárias levam informação aos brasileiros. Além disso, desde meados de 2020, o Ministério das Comunicações atuou na migração de mais de 1 mil rádios de AM para FM e na autorização de retransmissão de 94 emissoras na Amazônia Legal — nos estados do Amazonas (62), Acre (28) e Rondônia (4).

AQUI