A eleição da Câmara de Paço do Lumiar para o regimento da Mesa Diretora no biênio 2023-2024 trouxe algumas singularidades. Como que se fizesse parte de um ritual, era comum ficar sabendo que os vereadores tinham se destacado na BR-135 para se refrescarem, igual pato, nas lagoas termais de Barreirinhas. Esse ano, os edis preferiram ficar na cidade, alguns resolvendo demandas do mandato, outros demandas pessoais com o intuito de alinhar o voto.
Segundo colhido após conversa com diversas fontes no Palácio Vereador Gigi, o site traz agora o que ainda não é de conhecimento público, como os últimos minutos antes da definição da Mesa indicada pela prefeita Paula da Pindoba (PCdoB), que vem sendo tida como o maior acidente eleitoral que já aconteceu na Vila do Lume. A história fala por si só…
Fontes na última reunião que aconteceu na casa de um vereador na região do Maiobão afirmam que as vereadoras
Alexsandra Garcia e Vanusa deram o bote errado. Pindoba teria oferecido a 1ª e 2ª secretarias, respectivamente, para a veterana que se comportou igual a novata. As 2 parlamentares deram um pinote, dizendo não ter interesse em sentar na Mesa. A verdade é que ambas já tinham fechado o voto com o vereador Kerlon Oliveira, o Miau. Paula teria dito a Vanusa que estaria decepcionada, pois a vereadora pertence ao mesmo partido da gestora. A relação entre as duas comunas tem esfriado a cada dia, uma vez que Paula “vem alimentando” quem jogou contra nas eleições 2020 e vem operando dos 2 lados.
Paço do Lumiar: Jorge Maru é eleito presidente da Câmara por unanimidade
Mesmo tendo sido alertada por um dos edis que queriam garantir algo em troca, Pindoba não acreditou, sendo necessária uma segunda ligação de uma pessoa que possui reserva moral com a prefeita. Daí se iniciou a articulação para virar o placar hipotético criado pelo grupo que estava no poder, sem antes combinar com o hipocampo.
Na mente de Miau/Muniz, o placar estaria 10 a 9, distribuído da seguinte forma:
Miau – Fernando Muniz, Drielle, Bianca, Orlete, Mary que não é do Mojó, Vanusa, Alexsandra Garcia, Major Roberto e Rafael Neves;
Maru – Fernandinho, Miércio, Paulo Henrique, Wellington Sousa, Ana Lúcia, Fernando Feitosa, Mauro Multibancos e Inácio
Se os vereadores estão alinhados com a gestão Paula da Pindoba (PCdoB), uma vez que votaram no candidato declarado da prefeita, o tempo dirá. O que foi constatado pelo blog é que os votos dos vereadores “de oposição” chegaram a ser escanteados por Muniz, que verbalizou não precisar dos votos de oposição.
Paço do Lumiar: 9 vereadores declaram voto em Jorge Maru para Presidência da Câmara
Maru, que não é “verde” mas “maduro” na política luminense, sabia que tudo não passava de uma estratégia para depois Fernando dar o bote nos votos que definiriam os rumos da eleição. A expertise fez Jorge se antecipar e garantir os votos para o projeto, além de apaziguar os ânimos entre gestão e oposição, que deve reduzir o tom.
O tiro do ainda presidente Fernando Muniz saiu pela culatra. Vereadores não engoliram os 2 anos de indiferença e tratamento diferenciado para os pares que orbitavam em torno de F. Muniz. Alguns mais informados asseguram que a “diferença era de 10 pra 2”, o que pode ser o fio da meada para explicar a origem do dinheiro de transferência de quase meio milhão de reais feito por Muniz em plena crise pandêmica.
Agora Miau morre! Maru soma 11 votos para Presidência da Câmara de Paço do Lumiar
O cenário mudou e o céu ficou cinza pro apostador Miau, quando a vereadora e ex apoiadora do primo candidato do vereador – que teria se negado a inve$tir na aventura quando viu que o cerco tinha se fechado e respondendo aos pouquíssimos votos em Paço mesmo com todo apoio de vereadores como do próprio Fernando Muniz – pulou pro lado de Maru, acompanhada logo em seguida do Major Roberto, que deu folga ao presidente eleito.
Oxigenada, a nova ordem tem como missão criar novos ares no parlamento luminense…
Paço do Lumiar: Miau retira candidatura; Maru será presidente da Câmara por W.O.