Nas ultimas semanas, as campanhas eleitorais que se prolongam até o próximo sábado(01) tem movimentado a população brasileira do Oiapoque ao Chuí. O País tem respirado política. Em todas as praças e rodas de conversas, aniversários, bailes de formatura, casamentos, seja qual for o evento social, as eleições gerais tem sido o assunto principal.
Nela, 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar e irão escolher seus representantes a deputado federal, estadual ou distrital, senador e presidente da República. Muitos atos foram realizados nesse interregno de tempo, e na capital maranhense não foi diferente.
Alguns serviram para mostrar o que todos já sabem, digo, o declínio de grandes políticos maranhense, que já ocuparam cargos de deputado estadual, secretário de Estado, vereador, presidente do Legislativo Municipal e Estadual, porém foram para o ostracismo e almejam retornar ao Poder, mas ao que tudo indica a tentativa está fadada ao fracasso.
Em outros casos serviu para ratificar o que muitos tem certeza, enquanto outros já sabem, e o terceiro grupo daqueles que tem conhecimento, contudo insistem em não admitir. Um clássico exemplo negacionista dos “caciques” da política local diz respeito à densidade eleitoral real e inconteste do vereador Astro de Ogum(PCdoB), decano no parlamento ludovicense com seis mandatos ininterruptos.
BATEU SOZINHO EDVALDO E LAHESIO
O parlamentar realizou dois grandes encontros para apresentar ao grupo os candidatos que apoia no pleito que se avizinha. Um ocorreu no final de julho nas dependências da Batuque Brasil, na Cohama e o outro, realizado no domingo(25), no espaço do arraial Pertinho de Você, no mesmo bairro.
Em ambos os eventos, Astro de Ogum mostrou força e conseguiu um feito que nenhum outro vereador de São Luís, deputado estadual ou federal, senador e a grande maioria dos candidatos ao Governo do Estado, como o ex-prefeito de São Luís por oito anos– Edvaldo Holanda Júnior(PSD) e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes – Lahesio Bonfim(PSC). Pela envergadura do projeto de Holanda e Bonfim, nas respectivas convenções, a capacidade de público ficou bem aquém das expectativas.
Sozinho, o parlamentar ludovicense aglutinou milhares de lideranças comunitárias da Grande Ilha. Apenas Weverton Rocha(PDT) e Carlos Brandão(PSB) arrastaram uma multidão quando tiveram seus nomes homologados, entretanto não podemos esquecer que os dois possuem apoio de vários partidos, dezenas de deputados estaduais e federais, além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, portanto não podem servir como parâmetro, pois não seria uma comparação justa.
PALÁCIO DE LA RAVARIERE
Em 2022, Astro de Ogum decidiu não disputar cargo eletivo, apenas apoiar parceiros, o que tem feito com afinco. Nos últimos anos, ele sempre externou o sonho de comandar o Palácio de La Ravardiere, o que chegou a ensaiar em 2020, porém situações adversas o forçaram a desistir do sonho e seguir a princípio com o correligionário Rubens Júnior e, em seguida, Duarte Júnior(Republicanos), ambos derrotados pelo prefeito Eduardo Braide(Podemos).
Sabemos que a atual conjuntura política é preparatória para 2024 e, sem sombra de dúvida, o vereador Astro de Ogum poderá ser o fiel da balança para à sucessão ao Executivo Municipal. Pelos próximos dois anos, enquanto a grande maioria ficará bem distante, ele continuará fazendo o que sempre faz, ou seja, independente de eleição, estará presente nas comunidades, e essa é a razão pela qual possuiu muita credibilidade, principalmente nas camadas menos favorecidas.
Vamos vê a resposta que vira das urnas, aguardar as conjunturas que irão se definir a partir do resultado e, ainda, acompanhar as futuras alianças de olho em 2024. Esperar para conferir!