Veja só no que deu / Veja só no que deu / Você dizia que eu era ruim / E arranjou outro pior do que eu… Este é o refrão da música Nam Nam Não (Veja Só no Que Deu) de Wesley Oliveira da Silva, o Wesley Safadão. Ironicamente, é o sentimento de alguns vitorienses, que deram um voto de confiança ao empresário Nato da Nordestina, do PL.
Mais uma vez, a exímia e atuante promotora Karina Chaves mostra que está de olhos nos atos lesivos de Nato, principalmente com o bom uso do dinheiro do povo. Desta vez, a representante do Ministério Público quer que Da Nordestina diga de onde saiu a ruma de dinheiro para pagar o artista que arrasta uma multidão de fãs por onde anda, o que não é o caso do prefeito.
No próximo dia 19 de abril VTM completa 189 anos de fundação. No dia 24, o show em alusão à data festiva seria por conta do #VaiSafadão. Mas, se depender da Dra. Karina, ficará para outro momento.
O Ministério Público resolveu abrir processo investigativo contra Nato para apurar a suposta aplicação irregular de verbas públicas em evento festivo desarrazoado, com grande gasto de recursos, em detrimento de outras políticas públicas imprescindíveis, visando a adoção das medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis.
“É fato público e notório que o município de Vitória do Mearim enfrenta grande precariedade nos serviços de
saúde, educação, saneamento básico, dentre tantos outros essenciais; tramitam nesta Promotoria de Justiça diversos procedimentos administrativos, bem como foram ajuizadas pelo Ministério Público várias ações judiciais referentes à adoção de políticas públicas por parte da gestão municipal, a fim de serem implementadas melhorias para a população de Vitória do Mearim, tais como, DENTRE OUTROS: a) reforma do matadouro municipal (Procedimento Administrativo n. 000392-045/2022); b) melhoria da estrada vicinal que dá acesso ao Povoado Juçaral das Margaridas (Procedimento Administrativo n. 000681-045/2021), c) melhoria da estrutura da caixa d´água e da estrada de acesso ao Povoado Boa Esperança (Notícia de Fato n. 000237-045/2022); d) melhoria na estrutura da Escola Municipal do Povoado Arroz (Notícia de Fato n. 000354-045/2022); e) melhoria na estrutura da Escola Municipal do Povoado Ipixuna”, aponta Chaves.
Nato terá 1 dia útil para prestar informações acerca de qual procedimento licitatório foi adotado para a contratação dos eventos que serão realizados e que seja disponibilizado no site do TCE dados sobre os gastos com tal evento.
“Acerca de como se deu a contratação do artista Wesley Safadão, se a título de prestação direta ou a título de contrapartida em convênio (em caso de contrapartida, indicar, de forma clara e cristalina, o valor total e a origem do recurso, tudo comprovadamente. Informações específicas de como e em que valor serão custeados os gastos acessórios ao evento, tais como montagem de palco, iluminação, som recepção, hospedagem, abastecimento de veículos de artistas ou pessoal de apoio, dentre outros; Informações acerca de como está a atual disponibilidade financeira do município para a realização de evento dessa magnitude”, diz a Promotora.
***A política do Pão e Circo tinha como objetivo o apaziguamento da população, na sua maioria, da plebe, através da promoção de grandes banquetes, festas e eventos esportivos e artísticos, assim como subsídios de alimentos (distribuição de pães e trigo).