Estelionato Eleitoral, também conhecido como giro político (policy switch), é um conceito da Ciência Política utilizado para descrever os casos de candidatos eleitos com uma plataforma ideológica que, após a eleição, adotam um programa de signo ideológico contrário.
Em São Luís, Braide pode ter cometido tal “giro”, que no jargão político chamamos de zignal, como bem gostava de verbalizar o saudoso Robert Lobato [in memoriam].
Vídeo obtido com exclusividade pelo blog do Neto Cruz mostra que Braide assinou uma “carta compromisso” com os representantes do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís (SINFUSP) com o compromisso de manutenção de diálogo permanente e pela valorização dos servidores municipais. Lego engano, para não dizer outra palavra mais relacionada com o episódio.
À época, o candidato Eduardo Braide deu a sua palavra e assumiu o compromisso que estaria ao lado dos servidores públicos municipais, para cumprir o seguintes compromissos, dentres eles:
1- Instalar a mesa de negociação permanente;
2 – Assistência saúde aos servidores;
3 – O cumprimento integral do estatuto do servidores e Implementar o plano de Cargos Carreiras e Vencimento;
4 – Cumprimento do mínimo de 40% dos cargos comissionados aos servidores de carreira;
5 – A mudança da data base para Janeiro, para revisão geral dos salários.
Como se diz no interior, a melhor coisa é enganar quem está com vontade. Passado 1 ano de gestão do meteórico Braide e, até o presente momento, os servidores públicos continuam de bico seco. Já amargando um processo de fritura política e pública, Braide se nega em abrir diálogo com os servidores, apesar de diversos ofícios protocolados.
“O prefeito não recebeu nenhum representante de Sindicatos para tratar das principais reivindicações dos servidores”, lamenta profundamente um ex-eleitor.
“Os representantes das categorias dos servidores públicos municipais aguardam sensibilidade por parte do prefeito Eduardo Braide para trazer algum alento ao drama vivido por eles nos últimos anos de precarização do serviço público e arrocho salarial e externa publicamente o convite para a abertura da mesa de negociação”, navalha uma servidora que também votou em Braide.
Veja:
LEIA MAIS
Pacientes são flagrados deitados no chão do Socorrão 2; Braide silencia
Braide estava pronto? Pelo 3º dia consecutivo, SEMFAZ causa transtornos ao contribuinte