Moradores do Quilombo Mato Grosso, localizado no município de Morros, Região Munim, denunciam a suposta invasão de terras para especulação imobiliária.
Segundo informantes bem posicionados do blog que frequentam o quilombo, o desmatamento se multiplica nos territórios quilombolas de Mato Grosso e Bom Gosto, ambos localizados na cidade hoje capitaneada pelo midiático prefeito Milton Santos, o Paraíba (PL), que percorreu as duas comunidades em busca de voto à época das eleições e depois sumiu.
O Rio Una e seus pequenos afluentes, na bacia do Rio Munim estão na ” UTI” da degradação ambiental, a especulação imobiliária e a corrida por terras nas proximidades dos cursos d’água tem feito uma verdadeira descaracterização do território quilombola. Sítios e áreas para lazer se multiplicam as margens dos pequenos córregos e riachos que tem seus ecossistemas modificados trazendo prejuízos para a qualidade da água, para a pesca local e o modo de vida das populações locais. Assoreamento, desmatamento da mata ciliar, derrubada de bacurizeiros, juçareiras, acúmulo de lixo, grilagem de terras tem impactado diretamente as comunidades quilombolas. Tudo isto com a ” vista embaçada” das autoridades locais do município de Morros, diz publicação do Fórum Carajás, que articula entidades do Maranhão, Tocantins e Pará na missão de acompanhar e monitorar os impactos socioambientais, que vem acontecendo de forma predatória nas comunidades acima descritas.
Enquanto isso, Paraíba desfila em shopping de BSB, alheio a tudo o que acontece no município onde foi eleito prefeito…
Ver essa foto no Instagram