Política

Icatu: criança de 2 anos morre após município não oferecer atendimento médico; prefeito coloca a culpa na Covid-19

3 de junho de 2021

A cidade de Icatu está de luto. A criança L.S.S, de apenas 2 anos e 8 meses de idade, veio a óbito no Hospital Regional de Morros, após o Município ter, segundo informações obtidas pelo site, negligenciado o caso. Segundo apurou o blog, a bebê, acompanhada de sua mãe, procuraram a UBS da comunidade Salgado, Zona Rural de Icatu.

Ao procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Salgado, Zona Rural de Icatu, nos dias 25 e 27. O posto não tinha médico, o que coloca Walace em maus lençóis. Enc

Ao procurar pela segunda vez atendimento humanizado na gestão Walace Azevedo, o médico Dr. José Raimundo, foi receitado para a menor exames laboratoriais e de ultrasson, para descobrir a causa da inquietude da criança, que estava há dias sem dormir, conforme relatos apurados pelo blog. Para piorar a situação que pode levar a uma ação do Ministério Público contra a gestão, o médico receitou remédios e encaminhou para a farmácia do Hospital de Icatu. Porém, o município não oferta o tipo de medicação, assim como não viabilizou os exames – via TFD -, muito menos os exames laboratoriais, o que precisa ser investigado pela Câmara de Vereadores e MP.

Sem condições de arcar com o tratamento, a mãe retornou para o interior de Salgado, onde a criança apresentou piora ontem, 2. Retornado ao Hospital da Sede de Icatu, o médico não se encontrava, novamente, no local de trabalho, só chegando às 12h, muito atrasado. A criança foi transferida às pressas pela Enfermeira de plantão para o Hospital Regional de Morros. Mesmo com todos os esforços da equipe médica, a criança já teria chegado ao HRM sem vida.

Desorganizado e perdido em meio à prefeitura – que dizem ser comandada pela primeira-dama -, Walace não teria nem caixão para a família velar sua criança de forma digna, tendo que recorrer a um emprestado pelo município de Rosário, que da hora do óbito da menor até a hora da chegada se arrastou por quase 8h.

O blog procurou a outra parte. Em contato com o editor do site, o prefeito se resumiu a dizer, Ipsis litteris:

Irei saber desse relato para poder responder ,pois as unidades de saúde nós dias da equipe de PSF tem nós povoados e aqui não é diferente de qualquer municipo médico apenas no hospital que nunca faltou o pode ocorrer é está lotado devido a pandemia.

 

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog