Desde o triste afastamento do prefeito Dutra, apenas uma semana se passou de calmaria dos pretensos nomes que concorreram ao cargo máximo do município, em 2020. Passado o “pseudo-luto”, alguns começaram a se coçar na busca por uma viabilização e encorpar o sonho. Todavia, o que vimos até agora é a concretização de uma piada, uma mentira, uma realidade e, por qual motivo não dizer, um sonho…
Quem era antes uma mera coadjuvante, isolada e sem prestígio pelo então prefeito Dutra, tornou-se do dia para noite o nome a ser chancelado. A piada é que mesmo ciente do seu risível lugar na política
luminense, Paula da Pindoba acredita que a sua reeleição é uma realidade ao ponto de patrocinar um ato vexatório e sem nexo no Viva do Maiobão, para comemorar “50 dias do seu novo governo”.
Outro que virou um “siri na lata” é o desastrado Inaldo Pereira. Antes, se colocando como o “vice ideal” para quase todos os pretensos candidatos (inclusive ao próprio Dutra), do dia para a noite, no seu “Fantástico Mundo de Bob”, passou a ser o candidato ideal e virtual prefeito eleito em 2020. Curioso é que, quem antes o criticava ou era alvo dos seus odiosos discursos, hoje são seus aliados de primeira hora ou alvo de suas lorotas já conhecidas de todos os luminenses. Inaldo se empolga com um cenário de mais de um ano antes das eleições e já se considera prefeito eleito. Beira o amadorismo. Além disso, nas horas vagas, trata de atacar quem lhe estendeu a mão, como é o caso do deputado federal Josimar Maranhãozinho. Inaldo destilou todo o seu veneno contra Moral da BR. A atitude impensada promete isolar o pobre Che Guevara.
De real e consistente temos apenas o Dr. Fred Campos. Bem articulado com caciques do Maranhão, dos dois lados do Palácio dos Leões (de dentro e de fora) o bem sucedido advogado vem aumentando sua rede de apoio com acordos e promessas dando um certo conforto ao ponto do mesmo gozar de férias a quilômetros de distância da cidade que sonha em governar, respirando ares que não sejam de coliformes fecais, como é o caso das nossas praias.
Não podia faltar, como sempre, os paraquedistas que nunca foram vistos em Paço, nunca deram as caras, muito menos fizeram algo pelo município. Se intitulam salvadores da pátria mas não sabem nem que dia é o aniversário da cidade, muito menos conseguem entoar uma estrofe do nosso hino: “Salve, Paço do Lumiar”…
Por fim, falando em sonhos, o de muitos luminenses, aí incluídos os que se deixaram levar pela emoção da cantiga “Vai dar tudo certo” em 2016 de ver na corrida, do ano que vem, o nome do ex-prefeito Gilberto Aroso. Mas, demonstrando uma maturidade política jamais vista pras bandas de cá, Gilberto já deixou claro para todos do seu grupo que o candidato é Fred, porém, como diz a letra do samba “sonhar, não custa nada…”
Segundo rola na boca miúda, pesquisa palaciana aponta Gilberto como preferido no município, com larga vantagem, enquanto seu “pupilo” não decola.
Mas isso é assunto para outra postagem…