Skip to content

Ministério Público enquadra prefeito de Santa Luzia do Paruá

Neto Cruz, 20 de junho de 2018
Plácido Holanda

Solicitação foi feita em Termo Ajustamento de Conduta

Para corrigir irregularidades nos matadouros públicos de Santa Luzia do Paruá, do povoado Paruá e do mercado municipal, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) firmou, em 13 de junho, com a Prefeitura, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), prevendo a adequação dos três estabelecimentos.

O documento foi formulado pelo promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo. O acordo também foi assinado pelo prefeito José Plácido Holanda e pela procuradora do Município, Herlinda Vieira.

IRREGULARIDADES
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e a Vigilância Sanitária de Santa Luzia do Paruá (Visan) observaram que, nos dois matadouros, não são respeitadas as normas de higiene, localização, construção e funcionamento. Além disso, a carne é transportada do mercado municipal em veículos sem refrigeração.

Os dois órgãos também constataram a inexistência de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Santa Luzia do Paruá, ferindo as determinações da Lei nº 7.889, que trata de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal. O serviço deve ser criado e implantado até dezembro.

PRAZOS
Até outubro deste ano, deve ser iniciada a construção de um novo matadouro para o município, em um terreno no povoado Água Limpa, doado pela Prefeitura para tal fim. O prazo para o encerramento das obras é agosto de 2019, quando devem ser desativados os dois matadouros.

Após a desativação, deve ser realizada uma campanha de divulgação junto a moradores e açougueiros para evitar o abate clandestino.

No mercado municipal, as obras de reforma e/ou adequação devem ser iniciadas até dezembro deste ano e ser concluídas até junho de 2019.

MERCADO
Devem ser instalados pontos de água, lavatórios e energia elétrica em todos os boxes, além da impermeabilização das paredes com uso de azulejos e pisos adequados. Também devem ser recuperados o telhado e o forro do estabelecimento.

A lista de exigências inclui, ainda, implantação de balcões frigoríficos e serra para corte de carnes (serra-fita); eliminação imediata de vírus e bactérias; retirada de animais que circulam no estabelecimento, além da colocação de cestos em locais estratégicos.

A multa por descumprimento é R$ 1 mil diários. O montante deve ser transferido ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos.

Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA)

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Funcionários da SEAP reclamam de desmandos na pasta

23 de abril de 201923 de abril de 2019

A SEAP, Secretária de Administração Penitenciária do Maranhão estaria, segundo informante do Blog, repassando vencimentos com valores diferentes do que estão no Portal da Transparência. Temendo sofrer retaliações, o denunciante lamenta essa desvalorização da classe. Veja denúncia recebida via WhatsApp: Os funcionários do sistema penitenciário – os contratados – no portal…

Leia Mais
Política

‘Representante’ de Bolsonaro no MA incita o caos; Presidente da República pede ‘Desobstruam as rodovias’ e ‘não pensem mal de mim’

2 de novembro de 20222 de novembro de 2022

  Enquanto o presidente Bolsonaro (PL) ainda assimilava a derrota para Lula13, os que se dizem representantes da Direita fizeram errado ao se anteciparem para tentar mostrar algum serviço ao Capitão. Um deles foi o 4º suplente de deputado estadual Filipe Arnon (PL), que provavelmente não assumirá a vacância uma…

Leia Mais
Política

Primeira semana de campanha de Brandão culmina em grandes atos na capital e no interior

22 de agosto de 2022

Logo nos primeiros dias, Brandão percorreu diversas regiões do estado, passando por cidades como São Luís, Raposa, Timon, Caxias, Barra do Corda, São Francisco do Maranhão, entre outras. Nesse sábado (20), o governador voltou à capital maranhense – desta vez, para participar de comícios e eventos de aliados políticos na Região…

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • De inimigos a tietes: bastidores e as “amizades repentinas” em Paço do Lumiar
  • Tropa de elite do Tenente Nascimento dá duro golpe no crime em São Luís
  • Paço do Lumiar tem seleção relâmpago da BRF nesta quinta (13); SINE convoca trabalhadores até às 15h30
  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • O coração do Munim bate forte! Cachoeira Grande celebra 31 anos com recorde de público e noites inesquecíveis
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes