Skip to content

PRESIDENTE JUSCELINO – Magno Teixeira está entre os prefeitos com Portal da Transparência regular

Neto Cruz, 30 de novembro de 2017

O prefeito de Presidente Juscelino, Magno Teixeira, está entre os prefeitos do Maranhão que estão com o Portal da Transparência regular. Isso demonstra que Magno não tem nada a esconder e cumpre a lei.

A Prefeitura de Presidente Juscelino está entre as poucas do estado do Maranhão com situação regular junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) com relação à transparência. De acordo com levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado, das 217 prefeituras maranhenses, apenas 117 se adequaram à Lei de Transparência em 2017.

 

Para o município, estar em situação regular com a lei da Transparência significa poder adquirir certidões do Tribunal de Contas. Esses documentos são fundamentais para a prefeitura adquirir recursos por meio de convênios.

Desde o inicio desta gestão Magno demonstra compromisso com a transparência de seus atos, onde mobilizou funcionários em caráter exclusivo para cuidar desta área.

A avaliação dos portais da transparência verifica o atendimento de quatro itens: Existência do sítio eletrônico; nome padrão (o portal da transparência do município deve ser encontrado a partir da busca pelo nome do sítio eletrônico do município); Tempo Real Atendido (prazo para a disponibilização da informação não poderá ser superior a 30 dias); e padrão mínimo de qualidade (análise refere-se à avaliação qualitativa e quantitativa das informações mínimas relativas aos atos praticados no decorrer da execução orçamentária e financeira)

 

A Lei Complementar nº 131/09 estabelece obrigatoriedade a todos os entes federativos da divulgação, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público, determinando, ainda, a adoção de sistema integrado de administração financeira e controle. O Decreto nº 7.185/2010 regulamenta esse sistema, definindo o padrão mínimo de qualidade. Compete aos tribunais de contas a fiscalização dessa exigência legal.

No âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, a fiscalização do Portal da Transparência tem sido realizada durante o acompanhamento da gestão fiscal e na análise das contas anuais de governo.

Buscando dar maior efetividade ao acompanhamento da transparência e contribuir com o controle social, o TCE/MA está divulgando os resultados obtidos na consulta aos sítios eletrônicos dos seus jurisdicionados. Inicialmente, a avaliação será realizada a cada trimestre.

Convém informar que, em razão do Acordo de Cooperação Técnica nº 04/2015 (Atricon/IRB/CGU e MP), o resultado dessa avaliação está sendo informado diretamente ao sistema de convênios (SICONV)

A avaliação dos portais da transparência verifica o atendimento aos seguintes critérios:

a) Existência do sítio eletrônico: verifica-se a existência do sítio eletrônico informado no sistema FINGER. Nos casos em que os sítios não tenham sido informados ou não estejam funcionando são realizadas mais duas consultas nos sites de pesquisa de páginas, na rede mundial de computadores.

b) Nome Padrão (NP): o portal da transparência do município deve ser encontrado a partir da busca pelo nome padrão do sítio eletrônico do município: www.nomedomunicipio.ma.gov.br.

b) Tempo Real Atendido (TRA) *: o prazo para disponibilização da informação não poderá ser superior a trinta dias.

c) Padrão Mínimo de Qualidade (PMQ) * : a análise do PMQ refere-se à avaliação qualitativa e quantitativa das informações mínimas relativas aos atos praticados no decorrer da execução orçamentária e financeira, de que trata o art. 7° do Decreto nº 7.185/10.

d) Instrumentos de Transparência: ampla divulgação, inclusive por meio eletrônico das peças orçamentárias e relatórios da LRF (art. 48).

e) Compatibilidade da Informação: a confirmação dos dados disponibilizados no Portal da Transparência é obtida mediante o exame de compatibilidade desses dados com os apresentados nos relatórios resumidos da execução orçamentária e gestão fiscal, no período correspondente.

* Convém esclarecer que a flexibilização dos critérios TRA e PMQ em relação a legislação vigente é temporária e tem como objetivo não prejudicar os municípios, possibilitando um período para adaptação e solução das dificuldades.

LEIA MAIS EM

http://www.tce.ma.gov.br/transparenciamunicipios/portal

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Pinga Fogo

9 de novembro de 20219 de novembro de 2021

***Fofoquier pede desculpas aos fãs e leitores assíduos da Coluna. Estava internado no aniversário da primeira-dama. Vamos aos babados… ***Quem é o presidente de sigla, que não é destro, que está na base do tarja azul para dormir? Fofoquier soube que o cabra está com medo de ser trocado pela…

Leia Mais

Deputado Glalbert Cutrim cobra conclusão das obras no aeroporto de São Luís

20 de agosto de 2015

  Acompanhado de integrantes da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa, o deputado Glalbert Cutrim (PRB) vistoriou, nesta quarta-feira (19), as obras de ampliação da estrutura física do aeroporto internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Na oportunidade, o parlamentar cobrou dos representantes da Infraero, órgão federal responsável…

Leia Mais
Política

RIBAMAR – Jamys Gualhardo participa de plenária sobre propostas e projetos

20 de agosto de 202020 de agosto de 2020

No momento que todos os setores da política se articulam a caminho das eleições municipais de 2020, os debates se iniciam, as proposições de solução para os problemas da comunidade vem à tona de forma mais intensa e múltipla. Nesta quarta-feira(19), componentes do grupo político em prol da candidatura de…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • LUTO: Morre Alessandra Santos, 46 anos, voz marcante da noite maranhense
  • Prefeito reeleito do interior pode ter mandato cassado por abuso de poder e compra de votos
  • ESQUEMA PODRE EM AXIXÁ: Áudios comprometem Barreto, presidente da Câmara e aliados; escândalo remete à fraude do INSS
  • ESQUEMA DE FRAUDE ELEITORAL NO MUNIM: operação com títulos e seguro defeso pode estourar na PF
  • ‘Cagueta’ Paulo Victor humilha funcionários; Sindicato emite nota de repúdio

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes