Skip to content

Marido da prefeita de Vitória de Mearim demite doméstica e não quer pagar direitos trabalhistas

Neto Cruz, 28 de junho de 201728 de junho de 2017
Didima e Almir Coelho

O marido da prefeita de Vitória do Mearim, Almir Coelho, que é ex secretario adjunto de Bringel na Sec. Adj. de Ciência e Tecnologia do governo do Maranhão, de acordo com informante bem posicionado do Blog, estaria demitindo sua doméstica e não estaria disposto a pagar seus direitos trabalhistas.
De acordo com o informante, a empregada – que se trata e uma mulher negra e de pouca instrução – ainda estaria sendo coagida a não procurar seus direitos trabalhistas, uma vez que Almir, que é marido da prefeita de Didima, teria dito que “tem influência” e doméstica, não.
O assunto é bastante comentado na cidade. E como diz o ditado: “A voz do povo é a voz de Deus”…

 

EM TEMPO
Direitos da Empregada Doméstica – PEC das Domésticas
Após a aprovação da Lei Complementar nº 150, de 2015, que regulamentou a Emenda Constitucional n° 72, conhecida como a PEC das Domésticas, foi extendido aos direitos da empregada doméstica e dos demais trabalhadores registrados com carteira assinada (em regime CLT).
Os novos direitos da empregada doméstica passaram a ser usufruídos logo após a edição da lei, como por exemplo, o adicional noturno, intervalos para descanso e alimentação etc.
Outros direitos só passaram a ser usufruídos pelos empregados domésticos a partir de outubro de 2015: FGTS, seguro-desemprego, salário família.
Confira os principais pontos;
Salário mínimo
Salário com base no mínimo nacional ou da sua região, alguns estados definem piso salarial da categoria superior ao salário mínimo.
Clique aqui e confira os salários atuais por região e o histórico de reajustes.
Jornada de Trabalho
A Jornada de trabalho estabelecida é de até 44 horas semanais e, no máximo, 8 horas diárias.
Os empregados domésticos podem ser contratados em tempo parcial (Jornada Parcial), assim trabalhando em jornadas inferiores às 44 horas semanais e recebem salário proporcional à jornada trabalhada, neste caso devem obedecer as regras da Jornada Parcial (Máxmo de 25h semanais).
A Lei Complementar nº 150, de 2015 estabelece a obrigatoriedade da adoção do controle individual de frequência. Além disso, a jornada deve ser especificada no contrato de trabalho, na carteira de trabalho – CTPS.
Hora extra
Quando da ocorrência de jornada adicional, o pagamento de cada hora extra será com o acréscimo de, pelo menos, 50% sobre o valor da hora normal.
O valor da hora normal do empregado é obtido pela divisão do valor do salário mensal (bruto) pelo divisor correspondente (veja quadro abaixo). O valor encontrado deverá ser acrescido de 50%, encontrando-se o valor da hora extra.
Definição do Divisor por Jornada;
Empregado que trabalha 44 horas semanais – 220.
Empregado que trabalha 40 horas semanais – 200.
Banco de Horas
Foi instituido o regime de compensação de horas extras (banco de horas) como direitos da empregada doméstica, com as seguintes regras:
· Será devido o pagamento das primeiras 40 horas extras excedentes ao horário normal de trabalho;
· As 40 primeiras horas poderão ser compensadas dentro do próprio mês, em função de redução do horário normal de trabalho ou de dia útil não trabalhado;
· O saldo de horas que excederem as 40 primeiras horas mensais poderá ser compensado no período máximo de 1 (um) ano;
· Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, o empregado receberá o pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data de rescisão.
Intervalo para refeição e/ou descanso
Para a jornada de 8 (oito) horas diárias, o intervalo para repouso ou alimentação deve ser de, no mínimo 1 hora e, no máximo, 2 horas.
Mediante acordo por escrito entre empregado e empregador, o limite mínimo de 1 hora pode ser reduzido para 30 minutos.
Quando a jornada de trabalho não exceder de 6 (seis) horas, o intervalo concedido será de 15 (quinze) minutos.
O empregado poderá permanecer na residência do empregador, durante o intervalo para repouso e alimentação.
No caso de empregado que reside no local de trabalho, o período de intervalo poderá ser desmembrado em 2 (dois) períodos, desde que cada um deles tenha, no mínimo, uma 1 hora, até o limite de 4 quatro horas ao dia.
Repouso semanal remunerado
São de direitos da empregada doméstica o descanso semanal remunerado de, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, preferencialmente aos domingos, além de descanso remunerado em feriados.
O descanso semanal deve ser concedido de forma a que o empregado doméstico não trabalhe 7 (sete) dias seguidos.
Feriados Civis e Religiosos
Os direitos da empregada doméstica contam também com as folgas nos feriados nacionais, estaduais e municipais.
Caso haja trabalho nesses feriados, o empregador deve proceder ao pagamento do dia em dobro ou conceder uma folga compensatória em outro dia da semana.
Os feriados nacionais são:
dia 1º de janeiro (fraternidade universal);
21 de abril (Dia de Tiradentes);
1º de maio (Dia do trabalho);
7 de setembro (Dia da Independência do Brasil);
12 de outubro (Dia da Padroeira do Brasil);
2 de novembro (Dia de finados);
15 de novembro (Dia da Proclamação da república);
25 de dezembro (Dia de Natal);
Dia em que ocorrem eleições.
Os estados podem estabelecer um feriado estadual e os municípios, quatro feriados municipais, incluindo a sexta-feira santa.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

DINO ASSUME E MANDA APURAR ROSEANA-YOUSSEF

3 de janeiro de 2015

O primeiro ato da administração Flavio Dino, no Maranhão, foi um decreto para apurar o pagamento de um precatório pela gestão Roseana Sarney, que teria sido intermediado pelo doleiro Alberto Youssef; “A Comissão deverá solicitar documentos e esclarecimentos junto à Polícia Federal, à Justiça Federal do Paraná, à Procuradoria Geral…

Leia Mais

Afinal, quem Flávio Dino apóia em Matinha ???

24 de agosto de 201624 de agosto de 2016

Pesquisa da Econométrica aponta liderança do candidato Eldo Jorge (PCdoB) na disputa pela Prefeitura de Matinha. Na pesquisa estimulada, num confronto direto com o atual prefeito, Beto Pixuta, Eldo Jorge aparece com 71,2% das intenções de voto, contra 18% do adversário. Independente da preferência do eleitor, mais de 50% dos…

Leia Mais
Política

VERGONHA! Rosário, Morros e Cachoeira Grande não podem receber recursos voluntários do Estado e da União

24 de janeiro de 2018

Mais de 50 prefeituras não podem receber recursos voluntários do Estado e da União Falta de transparência impede celebração de convênios e contratos com os municípios. Apenas transferências constitucionais não são afetadas pela regra   Por falta de transparência com a gestão da coisa pública, mais de 50 prefeituras no…

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • De inimigos a tietes: bastidores e as “amizades repentinas” em Paço do Lumiar
  • Paço do Lumiar tem seleção relâmpago da BRF nesta quinta (13); SINE convoca trabalhadores até às 15h30
  • Tropa de elite do Tenente Nascimento dá duro golpe no crime em São Luís
  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • Fábio Barroso consolida liderança política em Presidente Juscelino como aliado central do prefeito Dr. Pedro Paulo
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes