Skip to content

PRESIDENTE JUSCELINO – “Faça Bonito” arrasta multidão pelas ruas do município

Neto Cruz, 25 de maio de 2017
Prefeito Magno Teixeira participou da caminhada feita pela Secretaria de Assistência Social em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. 

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.

Assim, a prefeitura de Presidente Juscelino fez uma passeata em alusão a este dia, denominada “Faça Bonito”, que teve forte participação popular.

Dados como esses, divulgados pelo Disque Direitos Humanos, evidenciam como é importante combater essa realidade. E maio é o mês dessa luta.

Por que 18 de maio?
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O que é violência sexual?
É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração
A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Prevenção
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Denuncie
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Morros: Silvana “acorda” e fala “tudo e muito mais” no Podcast Pinga Fogo

9 de março de 20249 de março de 2024

Na tarde deste sábado, 9, os estúdios da Rádio Cultura FM receberam a pré-candidata a prefeita de Morros Silvava Malheiros, que governou a cidade por dois mandatos consecutivos. Acompanhada do Advogado e amigo Dr. Abdon Marinho (OAB-MA 4980), Silvana esclareceu “mixórdia” sobre sua possível inelegibilidade. Respondendo a perguntas e indagações…

Leia Mais

Justiça decide que funcionário embriagado não pode ser demitido por justa causa

5 de novembro de 2015

TST entende que empregado deve ser advertido e, se a situação se repetir, deve ser encaminhado para tratamento Foto: Stock.xchng / Divulgação Para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), uma empresa não pode demitir por justa causa um funcionário que compareceu ao trabalho aparentemente embriagado — ao menos não na primeira…

Leia Mais
Política

CADÊ O MP? Seletivo relâmpago e sem publicidade na gestão de Paula da Pindoba

12 de novembro de 201912 de novembro de 2019

O Ministério Público e Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar precisam tomar uma atitude imediata contra as inúmeras arbitrariedades que vem acontecendo na gestão da neófita Paula da Pindoba. Parece que Paço do Lumiar se tornou terra sem Lei. Suspeita de fraudes em concursos e seletivos tem feito o…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • CURRAL ELEITORAL À BEIRA-MAR: de como o seguro-defeso virou moeda de corrupção no Maranhão
  • LINCHADOS E ESQUECIDOS! Afrânio e Jerder: quando a impunidade premia os assassinos
  • Foragido mais procurado da região, assassino de delegado é capturado em operação policial no interior do Maranhão
  • Pinga Fogo
  • Paço do Lumiar: Moto adulterada é apreendida em operação conjunta no Maiobão

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes