Skip to content

WhatsApp: Justiça do RJ manda bloquear aplicativo em todo o Brasil

Neto Cruz, 19 de julho de 2016

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu que o WhatsApp seja bloqueado em todo o Brasil, informou a GloboNews nesta terça-feira (19); veja reportagem no vídeo acima. Uma notificação foi enviada para as empresas de telefonia após o Facebook se recusar a cumprir uma decisão judicial e fornecer informações para uma investigação policial.

A decisão tomada pela juíza Daniela Barbosa manda as operadoras suspenderem o acesso imediatamente. Segundo a GloboNews, as provedoras de conexão foram notificadas da decisão por volta das 11h30.

O Facebook informou que não vai se manifestar e a assessoria do Whatsapp disse que não tem ainda uma posição sobre a decisão. Esta é a quarta vez que um tribunal decide pela suspensão do acesso ao aplicativo no Brasil.

O Sindicato das Operadoras de Telecomunicações (Sinditelebrasil) informou que ainda não tem informações sobre o caso. Procuradas pelo G1, Claro, Vivo e Tim afirmam que ficaram sabendo do bloqueio pela imprensa e ainda não possuem um posicionamento.

‘Impossibilidades técnicas’
Segundo Barbosa, o Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, foi notificado três vezes para interceptar mensagens que seriam usadas em uma investigação policial em Caxias, na Baixada Fluminense. A juíza acrescentou que a empresa respondeu através de e-mail, em inglês, “como se esta fosse a língua oficial deste país” e tratou o Brasil “como uma republiqueta”. O Whatsapp diz não cumprir a decisão “por impossibilidades técnicas”.

O bloqueio anterior do Whatsapp foi em maio de 2016. Outro bloqueio aconteceu em dezembro de 2015, quando a Justiça de São Paulo ordenou que as empresas impedissem a conexão por 48 horas em represália ao WhatsApp ter se recusado a colaborar com uma investigação criminal.O aplicativo ficou inacessível por 12 horas e voltou a funcionar por decisão do Tribunal de Justiça de SP.

Ícone do Whatsapp, um dos aplicativos de conversa mais populares do mundo, é visto na tela de um smartphone (Foto: Fábio Tito/G1)Ícone do Whatsapp, um dos aplicativos de conversa mais populares do mundo, é visto na tela de um smartphone (Foto: Fábio Tito/G1)

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Prefeitura de Peritoró realiza 1º Fórum Comunitário dos Direitos da Criança e do Adolescente

12 de abril de 2022

A Prefeitura de Peritoró, por meio do CMDCA, da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e NUCA, realizou no último dia 6 de abri o 1º Fórum Comunitário dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma ação do Selo Unicef, Edição 2021-2024, que tem como principal objetivo melhorar as condições de…

Leia Mais
Política

Paço do Lumiar: Ministério Público investiga funcionários fantasmas na gestão Paula da Pindoba

17 de janeiro de 202517 de janeiro de 2025

A ex-prefeita de Paço do Lumiar, Maria Paula Azevedo Desterro, mais conhecida como Paula da Pindoba, começa a colher as consequências de ter seguido os conselhos de “assessores especiais”, que a orientaram por um caminho repleto de erros. Apesar de alertada várias vezes sobre estar sendo usada como uma ponte…

Leia Mais
Política

Marcial Lima apresenta propostas para o setor do Esporte

28 de agosto de 2018

A presença de educador físico nas escolas públicas é indispensável para um maior envolvimento dos estudantes nas atividades, para a oferta de ações como torneios esportivos, e para a qualidade de vida desses jovens, que, principalmente nas escolas públicas, muitas vezes não têm outra forma de praticar atividade física. É…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • LUTO: Morre Alessandra Santos, 46 anos, voz marcante da noite maranhense
  • Prefeito reeleito do interior pode ter mandato cassado por abuso de poder e compra de votos
  • ESQUEMA PODRE EM AXIXÁ: Áudios comprometem Barreto, presidente da Câmara e aliados; escândalo remete à fraude do INSS
  • ESQUEMA DE FRAUDE ELEITORAL NO MUNIM: operação com títulos e seguro defeso pode estourar na PF
  • ‘Cagueta’ Paulo Victor humilha funcionários; Sindicato emite nota de repúdio

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes