Skip to content

Teori nega pedido de prisão de Renan, Jucá e Sarney

Neto Cruz, 14 de junho de 2016
André Richter – Repórter da Agência Brasil
Não  há  motivo   para  a  prisão  dos  senadores  e do ex-presidente, diz o ministro Arquivo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki negou, há pouco, pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para prender o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-senador e ex-presidente da República José Sarney.

Na decisão, Teori disse que não há motivos para decretar a prisão dos senadores. “Ao contrário do que sustenta o procurador-geral da República [Rodrigo Janot], nem se verifica – ao menos pelos elementos apresentados – situação de flagrante de crimes inafiançáveis cometidos pelos aludidos parlamentares, nem há suficiência probatória apta, mesmo neste momento processual preliminar, a levar à conclusão de possível prática de crimes tidos como permanentes”, entendeu o ministro.

Na mesma decisão, o ministro decidiu retirar o sigilo dos depoimentos de delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Foi com base nos depoimentos do delator que as prisões foram solicitadas. Pedidos de busca e apreensão contra os senadores foram rejeitados pelo ministro.

O ministro entendeu que o teor das gravações, nas quais os parlamentares citam ministros da Corte e o procurador-geral “não se mostram à altura de agentes públicos titulares dos mais elevados mandatos de representação popular”. No entanto, para Zavascki, o conteúdo das gravações, “por mais graves e reprováveis que sejam as condutas”, não são suficientes para justificar as prisões.

“Os elementos, por ora apresentados, não são suficientes para legitimar a medida excepcional. Não houve, aqui, a indicação de atos concretos e específicos que demonstrem a efetiva atuação para interferir nas investigações. O teor das conversas gravadas, por si só, não constituem motivo suficiente para a decretação da prisão preventiva. Indispensável seria que o Ministério Público indicasse condutas concretas aptas a formar um convencimento minimamente seguro sobre o risco alegado”, decidiu o ministro.

Delação de Machado

Ao decidir pela retirada do sigilo dos depoimentos de Sérgio Machado, Zavascki atendeu pedido de Rodrigo Janot. Segundo a Procuradoria-Geral da República, apesar de a legislação obrigar a manutenção do sigilo, a acusação entende que não existem mais razões para restringir a publicidade dos depoimentos.

Vazamento

Ontem (13), Janot encaminhou ofício à diretoria da Polícia Federal (PF) pedindo a abertura de inquérito para investigar o vazamento de informações dos pedidos ao Supremo. A informação sobre o pedido de prisão foi divulgada na semana passada pelo jornal O Globo.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Em Brejo e Duque Bacelar, Othelino reitera apoio às candidaturas de Zé Farias e Flávio Furtado

26 de outubro de 2020

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), esteve, nesse fim de semana, nos municípios de Brejo e Duque Bacelar, onde participou de comícios de campanha dos candidatos a prefeito Zé Farias (PDT) e Flávio Furtado (PDT), respectivamente. Nos eventos, o parlamentar levou sua palavra de apoio…

Leia Mais
Política

Paço do Lumiar: Ministério Público investiga funcionários fantasmas na gestão Paula da Pindoba

17 de janeiro de 202517 de janeiro de 2025

A ex-prefeita de Paço do Lumiar, Maria Paula Azevedo Desterro, mais conhecida como Paula da Pindoba, começa a colher as consequências de ter seguido os conselhos de “assessores especiais”, que a orientaram por um caminho repleto de erros. Apesar de alertada várias vezes sobre estar sendo usada como uma ponte…

Leia Mais
Política

Professor Ed Wilson ensina que bom jornalismo depende dos próprios interesses

14 de junho de 2019

Com evidente intenção de atingir a candidatura do professor Natalino Salgado, o professor do Departamento de Comunicação da UFMA, Ed Wilson, desprezou princípios basilares do jornalismo e da ética em material publicado em seu blog. Em matéria referente à obra do Campus da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, na…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • CURRAL ELEITORAL À BEIRA-MAR: de como o seguro-defeso virou moeda de corrupção no Maranhão
  • LINCHADOS E ESQUECIDOS! Afrânio e Jerder: quando a impunidade premia os assassinos
  • Foragido mais procurado da região, assassino de delegado é capturado em operação policial no interior do Maranhão
  • Pinga Fogo
  • Paço do Lumiar: Moto adulterada é apreendida em operação conjunta no Maiobão

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes