Skip to content

Wellington do Curso visita quilombolas acampados no INCRA

Neto Cruz, 17 de junho de 2015

“A fome que mais dói é a que provém da falta de justiça social”, afirma deputado Wellington em visita aos quilombolas que fizeram greve de fome

O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), visitou, na tarde dessa terça-feira (16), as comunidades quilombolas e camponesas do Maranhão, que estão acampadas desde o dia 8 na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Maranhão (INCRA), movimento este que resultou em greve de fome feita por oito dos integrantes da comunidade.

Na ocasião, o parlamentar conversou com os cidadãos que estavam em greve de fome e se colocou à disposição, em defesa da dignidade humana que, segundo ele, é o que está sendo violado em tal cenário.

Comovido com a situação e reafirmando apoio à luta dos quilombolas, Wellington do Curso requereu, na manhã desta quarta-feira (17), uma Moção de Apelo, pois, segundo ele, esse ato de extrema coragem que coloca em risco as vidas, ocorre em resposta ao descaso do Estado brasileiro com a situação dos povos  tradicionais que lutam pela titulação dos seus territórios.

“Ora, vivemos em um estado Constitucional de Direito, ora em um estado que apregoa os direitos fundamentais e levanta a bandeira da Igualdade. O que vemos de fato é o descaso, não apenas para com as comunidades quilombolas, mas com o ser humano. Não podemos ignorar o fato de que, independente de ser indígena, quilombola ou pertencer a qualquer outra etnia, trata-se aqui de cidadãos que merecem ter seus direitos respeitados. A fome que mais dói não é a que provém de ausência de alimentos, mas a oriunda da falta de justiça e, sobretudo, a lesão direta ao que o homem possui de mais importante: a vida”, ressaltou.

Entenda o caso:

Cerca de 26 lideranças quilombolas, indígenas e lavradores continuam acampados na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São Luís, no Maranhão, desde o dia 08 de junho. Segundo membros do movimento, 56 iniciaram a greve de fome, resultando em apenas 8 até o exato momento, já ultrapassando os 7 dias em greve de fome.
O grupo exige a regularização e titulação das terras remanescentes de quilombos na região da Baixada Maranhense.

Esporte

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

PAÇO DO LUMIAR – Vereador André Costa mostra competência e trabalho

19 de junho de 2015

Na sessão de hoje (19/06/2015) usei a tribuna da Câmara Municipal de Paço do Lumiar para demonstrar minha felicidade com a assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação do Mercado do Maiobão. Essa obra foi uma luta do vereador Andre Costa, do prefeito de Paço do Lumiar,…

Leia Mais
Esporte

Promotor afirma não haver fatos novos no caso Bruno Matos. Cai por terra falsa acusação que Diego Polary seria o culpado

18 de abril de 2015

O Ministério Público, em nome do Promotor de Justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior, tomou conhecimento do “LAUDO DA RECONSTITUIÇÃO DOS FATOS” e não “LAUDO FINAL DA PERÍCIA”, como foi erroneamente divulgado por vários meios de comunicação nesta semana, assim como outras diligências solicitadas e já apresentadas, e concluiu que: Não…

Leia Mais
Esporte

PAÇO DO LUMIAR – Inaldo Pereira segue na articulação…

15 de junho de 2015

Inaldo Pereira vem se reunindo, ao longos dos últimos meses, com várias lideranças políticas do estado. Na foto acima, podemos observar o clima descontraído entre o líder comunitário e o senador da República, Roberto Rocha (PSB). Um apoio de um senador, ainda mais do simpático e articulado Roberto Rocha, não…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • CURRAL ELEITORAL À BEIRA-MAR: de como o seguro-defeso virou moeda de corrupção no Maranhão
  • LINCHADOS E ESQUECIDOS! Afrânio e Jerder: quando a impunidade premia os assassinos
  • Foragido mais procurado da região, assassino de delegado é capturado em operação policial no interior do Maranhão
  • Pinga Fogo
  • Paço do Lumiar: Moto adulterada é apreendida em operação conjunta no Maiobão

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes