Esporte

CÂMARA DE SÃO LUÍS EM DESTAQUE…

12 de junho de 2015

unnamed


Vereador Ricardo Diniz discute Plano 
Municipal do Livro em Audiência Pública

 

Na manhã da quarta-feira, 10, a Câmara Municipal de São Luís realizou uma Audiência Pública atendendo a proposta do vereador Ricardo Diniz (PRTB), para discutir o Plano Municipal do Livro Leitura Literatura e Biblioteca no Município de São Luís.

Segundo Ricardo Diniz, o objetivo da audiência é iniciar os debates com as entidades e órgãos voltados para a educação municipal no intuito de discutir e encontrar soluções a curto, médio e longo prazos no que se refere às bibliotecas nas escolas.

“Existe um Decreto, divulgado no Diário Oficial do Município em 10 de outubro de 2008, o qual institui junto à Fundação Municipal de Cultura, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, e nós lutaremos arduamente para construção de Bibliotecas Públicas Municipais”, falou Ricardo Diniz.

Durante a Audiência foram discutidas questões fundamentais em relação à realidade da nossa cidade, que enfrenta lutas diárias para educar na tentativa de desmistificar a cultura que ainda vivemos de que uma educação tardia é normal.

“Os próprios pais são, muitas vezes, os responsáveis em não alimentar nos filhos o hábito de leitura, o que ocorre por eles mesmos não terem essa cultura, não possuírem conhecimentos adequados para garantir qualidade na formação de suas crianças”, colocou Mary Ferreira, bibliotecária e professora da Universidade Federal do Maranhão.

No dia 24 de maio de 2010, ainda na gestão de Luís Inácio Lula da Silva, foi promulgada a Lei nº 12.244 que trata da universalização das bibliotecas escolares nas instituições de ensino brasileiras, tornando obrigatória a existência desses espaços nas instituições de ensino públicas e privadas, respeitando a profissão do bibliotecário (a) no prazo de dez anos.

Em 2010 o número de escolas de nível fundamental com bibliotecas era de 35% e, no ensino médio, de 72%, havendo apenas um ponto percentual de melhoria em cada nível de ensino. É no Ensino Fundamental que a falta de bibliotecas escolares é mais evidente: apenas 30% das escolas públicas oferecem o equipamento nessa etapa de ensino e 43% dos alunos estudam sem ela. Em âmbito nacional as escolas municipais são as mais deficitárias contam com apenas 22% com bibliotecas e acervos organizados.

A Rede Estadual de Educação do Estado do Maranhão, de acordo o Censo Escolar, conta com 495 bibliotecas distribuídas em 78 na área rural e 417 na área urbana. É no Maranhão que encontramos a segunda maior taxa de analfabetos segundo o PNAD com um total de 19,9%, perdendo apenas para o Estado de Alagoas com um total de 21,7%. Para o bibliotecário e doutorando da Universidade Federal do Maranhão, Carlos Wellington, tais dados se devem a diversos fatores sociais, sendo fundamental o debate de se trabalhar a leitura desde a infância, incentivando as crianças para formação de caráter, de cidadão através da leitura.

Após diversas discussões calorosas sobre o tema, o vereador Ricardo Diniz se colocou a disposição para criação de uma Frente Parlamentar de discussão da criação do Plano Municipal do Livro Leitura Literatura e Bibliotecas de São Luís.

“É fundamental que o Legislativo lute por essas conquistas, com vistas à transformação social através da leitura, pois nossas crianças precisam ser incentivadas a ler e nós estamos disponíveis para debater essa causa”, finalizou Ricardo Diniz.

 

Texto: Denise Araujo

_______________________________________________________

 

Chaguinhas solicita instalação de sinais na avenida do Jardim América

 

Contribuir para a redução de acidentes no trânsito, no bairro Jardim América, é o objetivo da proposta apresentada pelo vereador Francisco Chaguinhas (PSB), no plenário da Câmara Municipal de São Luís. O vereador solicita ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que sejam instalados redutores de velocidade e sinalizações vertical e horizontal na Avenida Principal do Jardim América.

O vereador argumenta que devido ao fluxo de veículos são necessárias as instalações de indicadores de sinais de trânsito para disciplinar o tráfego de veículos na avenida, a fim de evitar que continuem a acontecer acidentes, principalmente com condutores de motocicletas.

A solicitação do Francisco Chaguinhas é para que o prefeito autorize o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Canidé Barros, a instalar, com maior brevidade, as sinalizações horizontal e vertical e a construção de redutores de velocidade na avenida.

O parlamentar reivindica, ainda, que além do sistema de sinalização a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) disponibilize um agente de trânsito na avenida, de caráter permanente para controle do tráfego.

CONSTRUÇÃO DE PONTE – O vereador Francisco chaguinhas solicitou também a administração municipal a construção de uma ponte sobre o canal que separa as duas comunidades para melhorar o acesso entre os bairros da Forquilha e o Parque Sabiá.

O vereador sugere que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior autorize o secretário Municipal de Obras e Serviços, Antônio Araújo, a construir uma ponte de concreto sobre o canal da Rua 11 para melhorar o acesso.

O vereador recomenda, em sua proposta, que o prefeito de São Luís determine que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) execute a obra em regime prioritário e de urgência.

 

Texto: Adenis Mathias

_______________________________________________________________

 

Basileu  Barros  solicita  o  asfaltamento de travessas no Bairro de Fátima 

 

O vereador Basileu Barros (PSDC) protocolou requerimento na Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, pedindo que o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, mandem realizar o asfaltamento de ruas do Bairro de Fátima.

No documento, que já foi encaminhado ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e ao secretário Antônio Araújo, o vereador Basileu Barros solicita a execução de serviços de asfaltamento das 3ª, 4ª e 5ª travessas da Rua Maceió, no Bairro de Fátima. No momento, o tráfego nas travessas é difícil por causa dos buracos.

Na Câmara Municipal, o vereador Basileu Barros esclareceu que o asfaltamento das ruas do Bairro de Fátima é uma reivindicação dos representantes da Associação de Moradores da comunidade, que acredita no trabalho do prefeito Edivaldo Holanda, voltado para a recuperação de vias públicas de São Luís.

CONGRATULAÇÕES- A Câmara Municipal aprovou proposição de autoria do vereador Basileu Barros (PSDC), pedindo que seja enviada moção de aplausos e congratulações a Lourdimar Cardoso Baldes, professora e agente comunitária de saúde do Bairro de Fátima.

Na proposta, aprovada por unanimidade pelos vereadores, Basileu Barros reconhece que Lourdimar Cardoso Baldes realiza um notável trabalho nos setores da educação e da saúde no bairro.

Basileu Barros reconhece ainda na moção que Lourdimar Cardoso se destaca também  como colaboradora na parte religiosa da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

 

Texto: Suêlda Cordeiro

_______________________________________________________________

 

Trabalho do PROCON é reconhecido Pelo vereador Roberto Rocha Junior

 

Por iniciativa do vereador Roberto Rocha Júnior (PSB), a Câmara Municipal de São Luís concedeu, na terça-feira, 9, uma Moção de Aplausos a Duarte Júnior, diretor do Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-MA).

 

Em seu pronunciamento, Roberto Júnior disse que a moção de aplausos é um merecido reconhecimento a Duarte Júnior que, à frente do Procon, vem exercendo um excelente trabalho em fiscalizar, multar e interditar os estacionamentos particulares que estavam cometendo irregularidades contra os consumidores de São Luís.

 

“Essa moção é uma maneira de reconhecermos e parabenizarmos o diretor do Procon pela atuação exemplar à frente desse órgão e por estar contribuindo de maneira relevante e significativa em benefício da população maranhense”, elogiou.

 

REFORMA – A Câmara Municipal aprovou esta semana, requerimento do vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) solicitando ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed), a reforma geral e ampliação da Escola Municipal Olinda Desterro, localizada no bairro Vila Vicente Fialho.

Além da reforma, o vereador pede ainda que a Semed disponibilize na escola uma sala para servir delaboratório de informática com um instrutor para atender aos alunos e auxiliá-los no uso das novas tecnologias da informação.

 

“Não podemos deixar os alunos da rede pública distantes do universo digital, pois a inserção dessas tecnologias possibilitará a essas crianças e adolescentes, mais oportunidades de, futuramente, inserirem-se no mercado de trabalho”, disse.

 

Texto: Suelly Moura

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI