Skip to content

Novo presidente do Crea-MA promete recuperar órgão para valorizar profissionais de Engenharia e Agronomia  

Neto Cruz, 4 de janeiro de 2015

Aquiles1 - 040115O novo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MA), Cleudson Campos de Anchieta, empossado na última quarta-feira (30 de dezembro), pretende colocar em prática, a partir desta semana, uma série de ações com vistas a recuperar o órgão, que, segundo ele, foi entregue “dilapidado”. Além de ações com outras instituições e dinamizar a fiscalização, ele pretende cortar alguns excessos que vêm comprometendo a receita do órgão, como, por exemplo, um grande número de cargos comissionados, que engordaram a folha de pagamento.

Leia também:

CORAGEM PRA MUDAR >> Cleudson Campos é empossado Presidente do CREA-MA

 

Eleito com mais de 30% dos votos válidos, Cleudson Campos diz que recebeu o Crea-MA numa situação bem pior do que imaginava. Os salários estão atrasados, a frota de veículos não foi disponibilizada pelos credores, os fiscais estão desmotivados e sem condições de trabalho e há muitas dívidas para serem quitadas. Ele espera, com a arrecadação das anuidades (taxa obrigatória para que engenheiros e agrônomos possam exercer a profissão), honrar os compromissos internos, e a partir daí desencadear outras ações que possam gerar mais receitas e garantir o seu bom funcionamento.

O novo presidente do Crea-MA faz questão de ressaltar que, embora não seja bem interpretada por uma boa parcela da população, pelos empresários e até mesmo por gestores públicos, a fiscalização não visa a apenas garantir reserva de mercado para os seus filiados ou fazer caixa, mas dar segurança a quem adquire ou utiliza produtos e serviços nas áreas de Engenharia e Agronomia. “Se uma obra é executada sem o acompanhamento de engenheiros, ela pode ficar cheia de defeitos e colocar em risco a vida de quem ocupar, no caso de um prédio residencial ou comercial, ou dela se utilizar, no caso de pontes, estradas”, exemplifica, dizendo que há muitos outros setores onde a presença do profissional é essencial: montagem de palco, serviços de energia, produção de alimentos, computação, esgoto etc.
Convênios – Cleudson Campos diz que já contactou as diretorias dos sindicatos das indústrias de construção Civil (Sinduscon) e Pesada (Sincopem) para um maior entrosamento, já que as duas instituições reúnem boa parte das atividades que são alvo de acompanhamento pelos fiscais do Crea-MA. Além destes, pretende renovar os convênios com Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público, Federação dos Municípios (Famem), Federação da Agricultura (Faema) e muitos outros, para que haja regularidade em obras e serviços, tanto na iniciativa privada quanto na pública.
De acordo com o dirigente do Conselho, é preciso que se dê mais garantias à população sobre o que está sendo colocado ao seu dispor. Essas garantias, claro, fortalecem os profissionais e consequentemente o Crea-MA, já que a regularidade implica em abertura de mercado para os filiados, que certamente vão valorizar mais ainda sua instituição.
Quanto aos apertos financeiros dos primeiros momentos, ele espera contar com ajuda também do Conselho Federal, para que dê um socorro emergencial, pois será impossível desenvolver boas ações nos primeiros dias sem esta parceria, e ele está certo que conseguirá devido ao bom trânsito que tem no Confea.
Fonte: Aquiles Emir

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Reeleito, governador Carlos Brandão participa de caminhada de agradecimento

4 de outubro de 20224 de outubro de 2022

O governador Carlos Brandão participou de atos públicos, nesta segunda-feira (3), em agradecimento à confiança dos maranhenses, que o reelegeram. Brandão esteve com a população em uma grande caminhada na Rua Grande, maior centro comercial da cidade. Ele estava acompanhado do vice, Felipe Camarão, e do senador eleito Flávio Dino….

Leia Mais
Política

Câmara aprova projeto que amplia licença paternidade em São Luís

4 de junho de 2019

Proposta, de autoria conjunta dos vereadores Raimundo Penha e Paulo Victor, seguiu para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O plenário da Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (04), em votação terminativa, projeto de lei, de autoria conjunta dos vereadores Raimundo Penha (PDT) e Paulo Victor (PTC), que amplia o prazo…

Leia Mais
Política

Suspeita de irregularidades na gestão de Paula da Pindoba; desta vez Educação deve ser alvo de ação do MP

31 de outubro de 201931 de outubro de 2019

O Blog do Neto Cruz recebeu denúncia de vários gestores escolares do município, dando como certa a ausência de alimentação escolar (merenda). Em algumas escolas do município, alunos estariam sendo liberados mais cedo devido a barbeiragem administrativa de Paula da Pindoba e do secretário municipal de educação, Marcos Ferreira. Uma…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • LUTO: Morre Alessandra Santos, 46 anos, voz marcante da noite maranhense
  • ROSÁRIO: Ex-prefeito derrotado e investigado Calvet Filho é condenado por agredir Jornalista com atropelamento, soco e tiros; VEJA A SENTENÇA
  • Prefeito reeleito do interior pode ter mandato cassado por abuso de poder e compra de votos
  • ESQUEMA PODRE EM AXIXÁ: Áudios comprometem Barreto, presidente da Câmara e aliados; escândalo remete à fraude do INSS
  • ESQUEMA DE FRAUDE ELEITORAL NO MUNIM: operação com títulos e seguro defeso pode estourar na PF

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes