Em reunião com lideranças contábeis, Jucema compartilha projetos e mudanças no Registro Mercantil

Tempo de leitura: 3 minutos

Representantes de profissionais na área contábil e o presidente da Junta Comercial do Maranhão, Sérgio Sombra, discutiram, nesta sexta-feira (02), a unificação das informações referentes às mudanças recentes no Registro Mercantil. Participam da reunião, na sede da Jucema, em São Luís, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Antônio das Graças Ferreira; o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC/MA), Nilton Prazeres; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap/MA), Gilberto Ribeiro; e os conselheiros do CRC, Carlos Henrique Caldas, Waldir Costa Pires e Waldeli Santos.
Sérgio Sombra apresentou um panorama dos avanços obtidos pela Junta Comercial, destacando as melhorias dos procedimentos, os novos projetos e o conjunto de ações para desburocratizar os serviços. Mostrou os detalhes da terceira fase de integração do Empresa Fácil com a Receita Federal e as vantagens dessa expansão para os clientes que ganharão com a simplificação dos procedimentos, integração dos dados cadastrais e diminuição do tempo e de erros na legalização das empresas.
“São alterações que simplificam procedimentos, mas que podem gerar dúvidas dos clientes. Por isso é importante ter um diálogo permanente para atualizar as informações especialmente com os contadores que são os clientes que mais utilizam os nossos serviços”, frisou Sérgio Sombra.

Os participantes do encontro discutiram os novos eventos que podem ser feitos online por meio do Empresa Fácil, que são os não foram contemplados nas primeiras fases de implantação do sistema, como o registro de balanço que passa a ser protocolado no portal. As inclusões, segundo o coordenador do Empresa Fácil no Maranhão, Ricardo Diniz, evidenciam mais uma fase de aprimoramento da ferramenta. “Estamos trabalhando intensamente para aprimorar o Empresa Fácil, torná-lo cada vez mais completo e com mais possibilidades aos clientes. São melhorias com impactos muito positivos para o registro de negócios”.

A reunião também possibilitou aos contadores conhecer um novo projeto da Jucema que em breve estará disponível. Trata-se do Junta Digital, plataforma que permitirá  que o registro empresarial de todos os tipos jurídicos seja feito 100% pela internet por meio de documentação assinada com certificado digital. Um avanço que  retira a exigência de apresentação do Registro Geral, RG, dos sócios e empresário da empresa, permitindo assim maior segurança jurídica, por dificultar a falsificação.

Ao elogiar a iniciativa da Jucema, o presidente do CRC/MA destacou a importância dos encontros de atualização sobre os novos procedimentos da Junta Comercial. Nilton Prazeres destacou a atual gestão da Jucema. “Estamos diante de muitos avanços que facilitam o dia a dia dos contadores e dos empresários maranhenses. São conquistas que estão sendo conduzidas com muito empenho”.

Ao lado da secretária Geral, Lilian Mendonça, e do chefe da Assessoria Técnica, Anselmo Lopes, o presidente da Jucema encaminhou os pleitos apresentados pelas lideranças contábeis, entre eles a realização de um seminário com a assessoria técnica da Junta Comercial e o CRC para o repasse das mudanças apresentadas na reunião.

Comentários

Comentários