Ribamar: ‘Pinky’ rouba a cena

Natércio Santos, ex-diretor da Engetech Construtora – conhecida por envolvimento em escândalo com o ex-SES Ricardo Murad -, já anda se comportando como prefeito da cidade balneária há dias. Enquanto Dr. Julinho (PL) vai ao vivo no “Chame o Douglas” mostrar que não foge da raia igual os “mandantes” de cidade vizinha, Natércio comete vício de ofício ao receber documento que deveria ser entregue, em tese, nas mãos do prefeito ou do vice.

Tentando criar uma liga com o eleitor ribamarense, o recente eleitor de Ribamar vem patrocinando eventos e tomando lugar de destaque nos eventos que acontecer na circunscrição ribamarense. Por vezes é visto, sem o concunhado, em lugares extremos do município. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Do Vieira ao Barbosa, o assunto é só um: Natércio será candidato no lugar de Julinho, que anda cansado.

A última foi receber dos Guardas Civis de Ribamar o PCCV, que deve ser votado na Câmara nos próximos dias, sem a interferência da gestão e a cargo dos vereadores, sob o comando do pretenso prefeiturável Dudu Diniz, que compõe o grupo Brandão que vem dando sinais de lançar um membro do clã ao executivo ribamarense.

LEIA MAIS

Ribamar: concunhado e ‘chefe de gabinete’ de Julinho teve nome envolvido em escândalo com Ricardo Murad

Ribamar: na mira de órgãos de combate à corrupção, empresa do chefe de gabinete de Julinho multiplicou patrimônio em 8 vezes

Primo da primeira-dama e irmão de Ricardo Murad na ‘Folha Santa’ de Ribamar

Ribamar: Pinky e o Cérebro

Jucema é a primeira do país a descartar documentos digitalizados

Aproximadamente quatro toneladas de documentos já digitalizados pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema) serão descartadas pelo órgão até o final desta semana. A ação consolida a última etapa do processo de digitalização dos atos empresariais arquivados na Jucema. O cumprimento da meta também posiciona o órgão como a primeira junta comercial do país a concluir essa etapa da desburocratização do registro empresarial.

A eliminação dos documentos mercantis está prevista em vários dispositivos legais a exemplo da Lei N° 13.874/19, também conhecida como Lei de Liberdade Econômica, e da Lei N° 8.934/94. Em linhas gerais, o descarte do acervo cumpriu uma série de requisitos e somente será concretizado após os documentos estarem microfilmados e contendo fidedignidade, confiabilidade, integridade, e autenticidade dos seus originais, ou seja, com os mesmos efeitos legais dos documentos em papel.

De acordo com o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, para a realização do descarte dos documentos mercantis já digitalizados é necessário que todos os requisitos previstos nas leis e instruções normativas sejam criteriosamente cumpridos pela Jucema, além disso todo procedimento contou com a aprovação do colegiado de vogais da Junta Comercial.

“Concluir essa etapa é mais um passo importante na nossa jornada de simplificação e modernização dos serviços. Soma-se a isso outros grandes benefícios como a redução de custos de armazenamento e dos espaços físicos para a guarda de papéis, aumento da transparência, mais rapidez na acessibilidade à informação, avanço na modernização tecnológica, contribuição à sustentabilidade ambiental e mais segurança e facilidade no manuseio dos arquivos”, destacou o presidente Sérgio Sombra.

Antes da eliminação dos documentos, a Jucema realizou chamadas por meio de editais estabelecendo o prazo de 30 dias, a contar da publicação no Diário Oficial do Estado, para que os interessados solicitassem o resgate dos documentos. Vale destacar que os registros considerados históricos continuarão a ser preservados no acervo do órgão, mesmo após digitalizados.

Jucema 100% Digital

A conversão do arquivo do meio físico para o meio digital foi iniciada em 2015 na Jucema e contemplou a digitalização de mais de 10 milhões de laudas, permitindo que desde 2019 o órgão realize todos os procedimentos do registro empresarial totalmente online por meio da plataforma Empresa Fácil.

No total, 217 municípios maranhenses são atendidos pelo programa que permite que a abertura de empresas seja realizada em até 2 horas na Junta Comercial do Maranhão.

Ribamar: sobrinho de Brandão patrocina bloco e sinaliza interesse em 2024

Cresce a especulação do mais novo nome para tomar o lugar ocupado pelo ainda prefeito (?) Dr. Julinho (PL).

Movimentos no período carnavalesco mostra que “Os Brandão” já colocaram o bloco na rua.

O sobrinho do governador0 Brandão já aparece em camisa de blocos tradicionais e de grande público da cidade balneária. Sem impedimento jurídico familiar , Orleans já seria candidato a deputado federal nas eleições passadas.

Porém, deputados como Rubens Pereira Jr , Pedro Lucas , Márcio Jerry, além de outros candidatos que apoiavam o governador pediram pra que o jovem de futuro brilhante retirasse sua candidatura, pois seria um nome mais que forte com cadeira cativa na Câmara dos Deputados.

Orleans é filho de Marcus, braço direito de Brandão

Dias atrás, o blog já cantou a pedra de que Ribamar está na rota das emoções nas eleições do ano que vem.

É aguardar e conferir…

LEIA MAIS

Ribamar 2024: o nome do consenso

 

Empresa forneceu apenas 2 vezes alimentação escolar em Paço; caso vai parar na Justiça

No último dia 26, o Juiz de Direito Titular do Termo Judiciário da 1ª Vara de Paço do Lumiar, Gilmar de Jesus – o mesmo que barrou o contrato do INTECS com a prefeitura de Ribamar após inúmeras denúncias do blog – decidiu que a empresa compelida pela prefeitura de Paço do Lumiar M  J P Maranhão Comércio entregasse, no prazo de 48h, os gêneros alimentícios na ordem de fornecimento anexa (fls.44 a 59), sob pena de multa diária de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Dias atrás, o município foi condenado por não ofertar aos alunos alimentação escolar no período pandêmico.

Segundo apurado pelo site, até o momento, a empresa não seguiu o entendimento do Juiz, fazendo com que o ano letivo do alunado luminense fosse retardado.

“As aulas do Município de Paço do Lumiar recomeçam na segunda feira – dia 30 de janeiro, e que a ausência de merenda escolar ensejará grandes transtornos para os alunos que dela necessitam para a sua higidez fisica e mental, cuja falta, certamente levará ao enceramento prematuro das aulas, gerando danos irreparáveis ao calendário acadêmico e ao ano letivo, portanto, o dano é iminente”, diz Dr. Gilmar em sua decisão.

Escrutínio

Apenas duas ordens de fornecimento durante o ano letivo de 2022 e que em outubro daquele ano a empresa solicitou “reequilíbrio econômico-financeiro do contrato”, passando a não mais fornecer qualquer item contratado, se negando, inclusive, a receber notificações extrajudiciais emitidas pela fiscal de contrato.

Em 24 de janeiro deste ano, a prefeitura comunicou à M J P do indeferimento do requerimento de reequilíbrio, e que por sua vez, o preposto da requerida afirmou que comunicaria em momento oportuno, à Secretaria Municipal de Educação, se daria continuidade a execução do contrato ou não.

Em 25 de janeiro de 2023, a fiscal de contrato e o representante da empresa trocaram mensagens via WhatsApp, sendo que este informou que ficou “inviável o fornecimento desses itens nesses preços”, o que denota a negativa da contratada em fornecer os itens conforme estabelecido em contrato firmado entre as partes.

Somando-se os dias corridos, a empresa já deve no caso em tela quase meio milhão de reais.

A pasta é, atualmente, comandada pela indicação de Márcio Jerry, Monique Saulnier. Em 2022, foi comandada também pelas ex-secretárias Arsênia (de  05/2021 a 05/2022) e Luana Peixoto (da vacância de Formiga até a exoneração em 2022 até a exoneração em Julho do mesmo ano). Em Julho assumiu Monique, às vésperas da eleição que  garantiu a reeleição de Márcio Jerry  como deputado federal, com votos em Paço.

Informante bem posicionado do blog garante que o preposto estaria disposto a “dar com a língua nos dentes”…

Veja na íntegra decisão de Dr. Gilmar:

 

 

 

 

 

Governador Brandão participa da cerimônia de posse de Flávio Dino ao Senado

Nesta quarta-feira (1º), em Brasília, o governador Carlos Brandão, juntamente com o vice-governador Felipe Camarão, participou da posse dos 27 senadores eleitos em 2022, entre os quais o ex-governador do Maranhão e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, senador Flávio Dino, para o octênio 2023/2030.

“Depois de participar da posse dos deputados federais, estive também na posse dos senadores, a quem parabenizo nas pessoas dos meus conterrâneos Flávio Dino e da Eliziane Gama. Desejo a todos muito sucesso nessa missão de grande responsabilidade dada pelo povo”, disse o governador Carlos Brandão.

O governador aproveitou, ainda, para acompanhar as eleições às presidências da Câmara e do Senado, para o biênio 2023/2024. Na oportunidade, defendeu a harmonia e a independência entre os poderes.

“Momento importante para a democracia e, ao mesmo tempo, para assistir a votação das eleições dos presidentes da Câmara e Senado. A partir de agora começa o Ano Legislativo, um novo momento com Executivo e Legislativo fortes e com parcerias com o Governo do Estado”, comentou Brandão.

Na ocasião, o vice-governador Felipe Camarão, além de prestigiar a posse de Dino, aproveitou para cumprimentar ministros como Camilo Santana, da Educação; e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, que se afastaram de suas funções no Executivo Federal, temporariamente, para assumirem formalmente suas vagas no Senado.

“Tive a honra de participar, da tribuna de honra do Senado Federal, da posse do senador Flávio Dino e aproveitei para desejar muito sucesso a ele e aos senadores maranhenses Eliziane Gama e Weverton Rocha, além de cumprimentar a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e ministro da Educação, Camilo Santana”, afirmou Camarão.

Durante o compromisso de posse, Flávio Dino prometeu guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fielmente e lealmente o mandato de senador que o povo maranhense lhe concedeu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. “Agradecendo a Deus e ao povo do Maranhão, assim o prometo”, disse.

Empossamento dos deputados federais

Ainda neste 1º de fevereiro, em Brasília, o governador Carlos Brandão participou da solenidade na qual os 513 deputados federais foram empossados para a 57ª Legislatura, entre eles, 18 representantes do Maranhão.

Durante a cerimônia, fizeram juramento à Constituição os eleitos: Detinha (PL); Pedro Lucas Fernandes (União Brasil); Josimar de Maranhãozinho (PL); Juscelino Filho (União Brasil); André Fufuca (PP); Aluísio Mendes (PSC); Marreca Filho (Patriota); Duarte Júnior (PSB); Amanda Gentil (PP); Márcio Jerry (PCdoB); Roseana Sarney (MDB) Fábio Macedo (Podemos); Júnior Lourenço (PL) Rubens Júnior (PT); Josivaldo JP (PSD); Cléber Verde (Republicanos); Pastor Gil (PL) e Márcio Honaiser (PDT).

Carlos Lula toma posse na Assembleia Legislativa comprometido com políticas públicas no Maranhão

 

Foto: Ilano Lima

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) tomou posse, nesta quarta-feira (1), para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Ao lado de familiares, lideranças políticas e autoridades da saúde, Lula reafirmou os compromissos da campanha.

“Sabemos que temos muito para melhorar nas áreas de educação, saúde, trabalho, emprego e renda, e é isso que vamos pautar desde o primeiro momento na Assembleia Legislativa”, afirmou.

Carlos Lula é consultor legislativo de carreira e, por oito anos, esteve licenciado para assumir a gestão de secretarias no governo de Flávio Dino. Ao ser questionado sobre o retorno à “Casa do Povo”, agora como deputado estadual, o Lula destacou a responsabilidade de representar os servidores.

“São quase 200 anos de Assembleia Legislativa e alguns marcos, como a primeira presidente mulher da Casa e o primeiro servidor efetivo da Assembleia que consegue ser eleito deputado estadual. Sinto ser uma responsabilidade muito grande, mas, ao mesmo tempo, posso dizer que estou muito feliz. Quero discutir o Plano de Cargos e Salários, além de algumas condições de melhoria do funcionamento da casa”, pontuou o deputado estadual Carlos Lula.

Carlos Lula é advogado e ex-secretário da Saúde do Maranhão, alcançou notoriedade nacional pelos resultados positivos alcançados no combate à pandemia da Covid-19. Nas eleições 2022, o advogado conquistou uma das 42 vagas na Assembleia Legislativa em sua primeira corrida eleitoral, com mais de 80 mil votos, sendo o terceiro deputado estadual mais bem votado do Maranhão e promete ser um dos mais atuantes desta legislatura.

Momento histórico: Iracema Vale se torna a primeira mulher presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Deputada Iracema Vale toma posse como presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Os 42 deputados estaduais que atuarão na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), nos próximos quatro anos, tomaram posse, na manhã desta quarta-feira (1º). Em sessão solene no Plenário Nagib Haickel, os parlamentares foram habilitados a assumir uma cadeira no parlamento maranhense. Na ocasião houve, também, a eleição e posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

As sessões solenes marcaram a abertura do Ano Legislativo no plenário da Casa. Representando o governador Carlos Brandão, o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, falou sobre a relevância do ato democrático.

“É um importante rito democrático a posse dos 42 deputados eleitos que compõem mais uma legislatura. Tudo indica que o Poder Legislativo trabalhará em sintonia com o Poder Executivo do Estado, até porque o governador Carlos Brandão é extremamente agregador, já foi deputado e sabe as dores e angústias do Poder Legislativo. Portanto, parabéns aos 42 deputados que tomam posse e parabéns para a presidente Iracema Vale que se torna a primeira mulher a ser presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão”, destacou o secretário Madeira.

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e secretários eleitos e empossados na Sessão Preparatória de Eleição da Mesa Diretora, conduziram a cerimônia, que contou com a presença de deputados estaduais, autoridades dos três poderes do Estado do Maranhão e convidados.

“Tenho um compromisso muito grande com o povo do Maranhão. Meu coração é só gratidão. Agradeço a Deus por ter nos trazido até aqui. Tenho gratidão ao governador Carlos Brandão por sempre nos incentivar, apoiar e acreditar no protagonismo feminino”, pontuou a presidente Iracema Vale.

A programação começou com os ritos da Cerimônia Militar, incluindo hasteamento da bandeira e revista à tropa. No segundo momento, foi realizada entrevista coletiva no hall de entrada da Casa.

Mesa Diretora

A chapa União pelo Maranhão foi formalizada para o comando da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão. A chapa é encabeçada pela presidente da casa parlamentar, a deputada Iracema Vale.

Compõem ainda a chapa o primeiro vice-presidente, Rodrigo Lago; o segundo vice-presidente, o deputado Arnaldo Melo; terceiro vice-presidente, a deputada Fabiana Villar; e quarto vice-presidente, deputada Andreia Martins Resende.

Integram também a chapa o primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários, respectivamente, os deputados Antônio Pereira, Roberto Costa, Osmar Filho e Guilherme Paz.

Procuradoria da Mulher

Também foi realizada a eleição para escolha da nova titular da Procuradoria da Mulher, que teve como eleita a deputada Daniella (PSB) reconduzida ao cargo.

“Com certeza, é um grande momento. Quero dar continuidade ao trabalho que começamos. Dessa vez, a gente chega ainda mais forte, com reforço. Com certeza vamos fortalecer essa bandeira dentro da casa. Vamos continuar o diálogo. Vamos fazer do Maranhão um Estado mais justo e igualitário”, afirmou a deputada Daniella.

A ascensão incontestável de Osmar Filho

Assumindo uma cadeira como deputado estadual na 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão, Osmar Filho (PDT) tomou posse na manhã desta quarta-feira(1º), em solenidade realizada no plenário da Casa. “Durante toda a minha trajetória política busquei estar próximo da população, trabalhando pelo seu bem-estar. É uma característica que vou trazer para o Legislativo Estadual, para fazer o melhor pelo Maranhão e por todo o nosso povo”, disse o pedetista.

Estreante no Parlamento Estadual, Osmar ocupa a 3ª Secretaria da nova Mesa Diretora, eleita por unanimidade após a solenidade de posse e que tem como presidente a deputada Iracema Vale (PSB). Também comandará a Ouvidoria Geral da Casa, órgão responsável por fazer a interlocução entre a Assembleia Legislativa e a sociedade.

O deputado assume essas responsabilidades, em grande parte, pela experiência adquirida em dois mandatos como presidente da Mesa Diretora do Legislativo Municipal. Eleito com mais de 50 mil votos, sempre direcionou sua atuação política para as mais diversas áreas, buscando o bem-estar social de maneira abrangente, com especial atenção à geração de emprego e renda, à defesa das mulheres e à preservação do meio ambiente.

 

O advogado iniciou sua trajetória pública em 2008, aos 21 anos, conquistando um feito inédito até então, de ser o mais jovem vereador eleito para o Legislativo ludovicense. Acumula em seu currículo a experiência de quatro mandatos como vereador da capital maranhense – dois deles como o mais votado -, tendo assumido, ainda, em 2013, a pasta de Articulação Política da Prefeitura de São Luís. Também já exerceu a presidência e a vice-presidência do Parlamento Municipal e foi relator de umas das comissões técnicas mais importantes da Casa, a de Orçamento. E, em 2017, foi eleito membro do Diretório Nacional do PDT, instância máxima do partido, ocupando atualmente a presidência da legenda na capital maranhense.

‘Desejo a Iracema Vale que faça a melhor gestão de todas’, congratula Othelino Neto

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), segundo mais votado do Maranhão, reeleito com 84.815 votos válidos no pleito de 2022, tomou posse, nesta quarta-feira (1º), no Plenário Nagib Haickel, para o seu quarto mandato, com a presença de familiares e amigos. A sessão preparatória, presidida pelo decano da Casa, deputado Arnaldo Melo, marca o início das atividades da 20ª Legislatura.

Após o juramento, Othelino garantiu que continuará comprometido com as pautas de interesse do povo do Maranhão.

“A expressiva votação reforça o meu compromisso de continuar trabalhando em favor dos maranhenses, atuando como um deputado municipalista com proposições que favoreceram o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida em municípios de diversas regiões do Estado”, enfatizou.

Marcas

Produtividade, protagonismo e transparência foram algumas das principais marcas deixadas por Othelino nos últimos cinco anos, período em que esteve à frente do Legislativo Estadual. ]

“Alcançamos números significativos na aprovação de importantes matérias em benefício dos maranhenses, assim como também ganhos à melhoria da estrutura física da Casa do Povo”, explicou.

O parlamentar encerra sua gestão fazendo história, cumprindo seu papel com igualdade e democracia.

“Tivemos o cuidado de conduzir a Assembleia com o devido equilíbrio, mantendo a harmonia e independência entre os Poderes. Também cumprimos com nossas prerrogativas constitucionais de legislar e fiscalizar o Executivo, promovendo sempre o bom debate político em prol do Maranhão e respeitando posicionamentos divergentes e a vontade da maioria”, ressaltou.

Nova mesa

À nova Mesa Diretora da Casa Legislativa, composta pelos deputados Iracema Vale (presidente), Rodrigo Lago (1º vice-presidente), Arnaldo Melo (2º vice-presidente), Fabiana Vilar (3ª vice-presidente), Andréia Rezende (4ª vice-presidente), Antônio Pereira (1º secretário), Roberto Costa (2ª secretário), Osmar Filho (3º secretário), Guilherme Paz (4º secretário) e Daniella (Procuradora da Mulher), eleita para o biênio 2023-2024, Othelino desejou êxito.

“Desejo sucesso aos novos membros, especialmente, à deputada Iracema Vale, que, não tenho dúvidas que comandará com muita competência o Poder Legislativo. Desejo que faça a melhor gestão de todas”, disse.

Eliziane Gama anuncia ida para o PSD


Eliziane Gama anuncia que deixará o Cidadania — Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A senadora Eliziane Gama confirmou hoje que deixou o Cidadania e para se filiar ao PSD, partido presidido pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. O anúncio ocorre às vésperas da eleição do Senado, que tem o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disputando a reeleição.

“Saio do Cidadania agradecida a Roberto Freire, certa de que cumpri uma boa missão e fiz grandes amigos. A partir de hoje o PSD será minha casa. Agradeço os convites de Gilberto Kassab, Otto Alencar, Rodrigo Pacheco e o apoio do amigo [ministro da Justiça] Flávio Dino”, escreveu a senadora em suas redes sociais.

Dias antes, a senadora Mara Gabrilli (SP) também aceitou o convite de Kassab e deixou o PSDB, partido ao qual foi filiada por 19 anos. Com Gabrilli e Eliziane, o PSD ultrapassa o PL e torna-se a maior bancada do Senado, agora com 15 cadeiras.

O movimento em busca de novos senadores também tenta ampliar os votos de Pacheco para a eleição do Senado, que ocorre amanhã. Seu principal adversário é o senador Rogério Marinho (PL-RN). Para ser eleito, o candidato precisa da maioria absoluta de votos, o que significa ter o apoio de 41 dos 81 senadores.

Fonte: Valor