Astro de Ogum mostra força ao aglutinar público maior que candidatos ao Governo do Estado

Nas ultimas semanas, as campanhas eleitorais que se prolongam até o próximo sábado(01) tem movimentado a população brasileira do Oiapoque ao Chuí. O País tem respirado política. Em todas as praças e rodas de conversas, aniversários, bailes de formatura, casamentos, seja qual for o evento social, as eleições gerais tem sido o assunto principal.

Nela, 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar e irão escolher seus representantes a deputado federal, estadual ou distrital, senador e presidente da República. Muitos atos foram realizados nesse interregno de tempo, e na capital maranhense não foi diferente.

 

Alguns serviram para mostrar o que todos já sabem, digo, o declínio de grandes políticos maranhense, que já ocuparam cargos de deputado estadual, secretário de Estado, vereador, presidente do Legislativo Municipal e Estadual, porém foram para o ostracismo e almejam retornar ao Poder, mas ao que tudo indica a tentativa está fadada ao fracasso.

 

Em outros casos serviu para ratificar o que muitos tem certeza, enquanto outros já sabem, e o terceiro grupo daqueles que tem conhecimento, contudo insistem em não admitir. Um clássico exemplo negacionista dos “caciques” da política local diz respeito à densidade eleitoral real e inconteste do vereador Astro de Ogum(PCdoB), decano no parlamento ludovicense com seis mandatos ininterruptos.

 

 

BATEU SOZINHO EDVALDO E LAHESIO

O parlamentar realizou dois grandes encontros para apresentar ao grupo os candidatos que apoia no pleito que se avizinha. Um ocorreu no final de julho nas dependências da Batuque Brasil, na Cohama e o outro, realizado no domingo(25), no espaço do arraial Pertinho de Você, no mesmo bairro.

 

Em ambos os eventos, Astro de Ogum mostrou força e conseguiu um feito que nenhum outro vereador de São Luís, deputado estadual ou federal, senador e a grande maioria dos candidatos ao Governo do Estado, como o ex-prefeito de São Luís por oito anos– Edvaldo Holanda Júnior(PSD) e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes – Lahesio Bonfim(PSC). Pela envergadura do projeto de Holanda e Bonfim, nas respectivas convenções, a capacidade de público ficou bem aquém das expectativas.

 

Sozinho, o parlamentar ludovicense aglutinou milhares de lideranças comunitárias da Grande Ilha. Apenas Weverton Rocha(PDT) e Carlos Brandão(PSB) arrastaram uma multidão quando tiveram seus nomes homologados, entretanto não podemos esquecer que os dois possuem apoio de vários partidos, dezenas de deputados estaduais e federais, além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, portanto não podem servir como parâmetro, pois não seria uma comparação justa.

 

PALÁCIO DE LA RAVARIERE

Em 2022, Astro de Ogum decidiu não disputar cargo eletivo, apenas apoiar parceiros, o que tem feito com afinco. Nos últimos anos, ele sempre externou o sonho de comandar o Palácio de La Ravardiere, o que chegou a ensaiar em 2020, porém situações adversas o forçaram a desistir do sonho e seguir a princípio com o correligionário Rubens Júnior e, em seguida, Duarte Júnior(Republicanos), ambos derrotados pelo prefeito Eduardo Braide(Podemos).

 

Sabemos que a atual conjuntura política é preparatória para 2024 e, sem sombra de dúvida, o vereador Astro de Ogum poderá ser o fiel da balança para à sucessão ao Executivo Municipal. Pelos próximos dois anos, enquanto a grande maioria ficará bem distante, ele continuará fazendo o que sempre faz, ou seja, independente de eleição, estará presente nas comunidades, e essa é a razão pela qual possuiu muita credibilidade, principalmente nas camadas menos favorecidas.

 

Vamos vê a resposta que vira das urnas, aguardar as conjunturas que irão se definir a partir do resultado e, ainda, acompanhar as futuras alianças de olho em 2024. Esperar para conferir!

Pinga Fogo

Charge da Coluna Pinga Fogo – Bastidores da Política de Paço do Lumiar

***Sem mais delongas, quem é o vereador de 1° mandato que enganou várias famílias dizendo que ia ajudar com “Adévogados” para serem chamados num afamado concurso na Vila do Lume??? Ele se diz homem da Lei…

***Loucura, loucura, loucura… Quem é o candidato a federal, de boné, do Coletivo, mas que está fazendo campanha pra outro federal??? O cara é tão bom de babilaque que até chorou durante reunião…

*** Quem é o discípulo de Ronaldo Ésper que decidiu reaparecer pedindo votos na Vila do Lume após 2 anos de sumiço???

***Qual liderança que parece que, definitivamente, conseguiu se segurar com “seus deputados”???

***Quem é a casqueira que de uma hora pra outra decidiu lançar talco e flores em uma “consertadora de peixe” nata???

***Quem é a Profê que chamou uma aluna de gorda e rechonchuda que continua cantando de galo com a ajuda de uma ex-Dra.???

***Qual festa yellow-black que não teve como convidado de honra um ex-padrinho, que adora um suco de laranja??? Fofoquier só viu de longe rolar vinhos caros e um chuuuuuuurrasco pra lá de gordo…

***Qual secretário que “adora uma bola nas costas” que não atende um pedido de Fofoquier???

***Qual secretário que pegou falta em mega evento onde só um, da cidade vizinha, se fez presente??? Fofoquier soube que até o e-mail foi respondido marcando presença e nada. Pindobona sabe disso???

***Babado, confusão e gritaria. Número 20 ou Cova rasa encheu de bolacha um tal depressivo que está mais perdido que cachorro quando cai da mudança. O bafon aconteceu lá pras bandas da Cafeteira. Fofoquier olhava a poucos metros, sovando uma GleyceKelly

***Falando nisso, nem o risco de feitiçaria fez um famoso Bruxo escapar dos tapas. Era biscoito voando pra todo lado. Foi um Deus nos acuda…

***Quem ainda está aguardando o “faz-me rir” do comuna de coturno alto??? Fofoquier acha que desse mato não sai mais rato, ops!, cachorro…

***Eleições de 2018… Quem é a “veterana” no parlamento que evaporou com o recurso empenhado por um megaempresário da Capital, deputado de mandato??? Ela promete deixar outro chorando nestas eleições…

***Quem é a “orgulhosa” que está crente que o “luminense” vai engolir o “produto”??? Só falta colocar o paraquedas…

***Pós-eleição vai rolar o churras da vitória e Fofoquier estará lá. Quem será que já recebeu a localização do evento privê???

***Após inúmeros alertas de Fofoquier, parece que a jovem que “manipulou” diploma da mana foi pro “olho d’arua”…

***Quem é o candidato a deputado estadual que ainda não caiu nas graças do povo do Lume??? Uma mais esperta lançou a real: “É até bonitinho, mas tem cara de sonso”…

***Depois de Novo Núbio, quem agora recebeu o apelido de “Nova Luana”??? Fofoquier não sabe de nada…

 

Jovens do Maranhão e Tocantins estimulam a população a votar em candidatos que defendem pautas da região


“Vote pelo MA. TO.” este é o nome da campanha que foi criada pelo Coletivo Desenvolvimento e Juventude (Cdjuv) para divulgar a falta de representatividade de jovens periféricos na política pública e estimular a população a eleger candidatos comprometidos com os direitos humanos, a Amazônia e as mudanças climáticas. A campanha foi uma das selecionadas pelo Projeto Inovação e Aceleração na Região Amazônica (IARA), desenvolvido pela Purpose.

O coletivo, que recebeu este nome no início do ano a partir da união com outros movimentos solitários que já existiam nas cidades de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Chapadinha, Anajatuba, São Luís (MA) e Augustinópolis (TO), quer promover várias atividades culturais e educativas para jovens entre 16 e 21 anos, das periferias desses dois estados.

 

“Olhamos para as comunidades em que atuamos e para as violações de direitos humanos que ocorrem em decorrência da exploração do meio ambiente, provocada pelo agronegócio, a mineração, as grandes corporações e seus projetos, percebemos como essas violações se perpetuam e uma das razões para isso é que a população não está representada”, afirma Marcos Antonio Alves da Silva, gestor de Projetos do coletivo.

Por isso, a necessidade de sensibilizar os jovens para votar de forma consciente em candidatos que representem suas pautas e participar, em um segundo momento, da política nas suas cidades, ampliando os espaços de representação e participando da construção de soluções para os problemas das comunidades.

 

Serão desenvolvidas duas ações nas cidades para alcançar o público. Haverá, por exemplo, em cada cidade um Sarau da Terra, que foi um evento político-cultural realizado em Açailândia, em 2021, e que será replicado neste ano.

 

“Nossa ideia é discutir política e meio ambiente com os jovens a partir de múltiplas expressões artísticas, valorizando o contato com a natureza, a cultura regional e o protagonismo criativo das juventudes”, diz.

 

A segunda fase vai envolver rodas de conversa, que serão oficinas de educação política a serem realizadas nas escolas, universidades, grupos de jovens, igrejas, praças e onde mais eles tiverem abertura.

 

Apoio aos coletivos do Amazonas – A iniciativa cidadã dos coletivos do Amazonas conta com o apoio do programa IARA – Inovação e Aceleração na Região Amazônica, desenvolvido pela agência Purpose. A plataforma foi criada para fortalecer coletivos e organizações ativistas, permitindo que eles tirem do papel seus projetos e mobilizem suas comunidades a conquistar as mudanças necessárias para um desenvolvimento mais sustentável.

 

“Colocamos nossas experiências e estruturas à disposição destes grupos para apoiá-los em seu crescimento e na construção de soluções inovadoras para os desafios que suas comunidades enfrentam”, explica Ana Clara Toledo, da Purpose.

 

A região amazônica foi eleita como a primeira a receber esse programa de aceleração do laboratório de clima da Purpose por exercer um papel central em relação aos desafios que teremos diante da emergência climática e seus desdobramentos econômicos e sociais. Na primeira etapa, o IARA beneficiou sete organizações do Pará. Nesta segunda etapa, são 10 organizações do Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará.

 

“Apesar da importância da Amazônia para o planeta, muitos dos debates e estratégias em busca de soluções para o bioma não incluem vozes locais e, portanto, não condizem com as realidades e os desafios que a região e seus cidadãos enfrentam”, explica Ana Clara. “A IARA foi criada para potencializar os grupos que já atuam e promovem mudanças no território amazônico e garantir que tenham mais metodologias, ferramentas e recursos ao alcance de suas mãos para crescer e assumir cada vez mais o papel de protagonistas da mudança”, afirma.

 

Sobre a Purpose:

A Purpose é uma organização que cria soluções de impacto social para acelerar a construção de um mundo mais aberto, justo e habitável. Deciframos problemas complexos e combinamos narrativas transformadoras com mobilização para promover mudanças. Com escritórios em 6 continentes e com projetos e laboratórios interconectados atuando em esfera global, colaboramos com empresas e organizações da sociedade civil, ajudando-as a colocar propósito e participação no centro daquilo que fazem. Mais informações aqui.

Partido Progressistas repudia fake news contra candidatura de Amanda Gentil a deputada federal

Amanda Gentil mantém sua candidatura a deputada federal firme e intensifica as atividades na reta final da campanha

O Partido Progressistas (PP) divulgou nota de repúdio às fake news propagadas de forma contínua, nesta reta final da campanha, com o objetivo de prejudicar a candidatura de Amanda Gentil a deputada federal.

A agremiação partidária, a qual Amanda é filiada, manifestou solidariedade à candidata e registrou que a sociedade não aceita mais esse tipo de vale-tudo na político.

O PP afirmou que Amanda Gentil segue com sua candidatura a todo vapor e mantém agenda intensa de atividades na reta final da campanha, “normalmente e apta a receber o voto dos maranhenses que desejam tê-la como representante na Câmara dos Deputados”.

Abaixo, a nota:

Fonte: Daniel Matos

A uma semana das eleições, Osmar Filho percorre vários municípios rumo à Assembleia Legislativa

Na reta final da campanha, Osmar Filho (PDT) aperta o passo na sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa. Neste domingo (25), iniciou o dia em uma grande carreata em Cururupu, que terminou com uma reunião com moradores da cidade e lideranças dos municípios de Guimarães, Apicum-Açu e Bacuri, organizada por Batista Carvalhal, articulador político reconhecido na região. De acordo com o atual presidente da Câmara Municipal de São Luís, deu para sentir a confiança dos presentes no seu trabalho.

“É assim, dialogando com a população, que vamos transformar o Maranhão”, disse.

O pedetista também foi à São Vicente Ferrer, para mais um “Arrastão do 12”, com o apoio de Lelé Arouche, ex-candidato a prefeito da cidade pelo Avante e do Dr. Ribamar Filho, entre outras lideranças políticas da cidade e, com a participação de Gil Cutrim (Republicanos), que disputa a reeleição para a Câmara Federal.

“Com o apoio deste grupo, que inclui cinco vereadores do município, o Osmar vai se eleger como um dos mais votados deputados estaduais do meu partido e vai estar pronto para ajudar a cidade”, disse Weverton (PDT), candidato ao Governo do Maranhão, em ato político na abertura do arrastão.

Osmar encerrou sua agenda do final de semana na maior carreata que o município de Olinda Nova já teve nesta campanha.

“Minha gratidão à amiga e ex-vice-prefeita da cidade, Moça de Riba; ao seu marido, Riba e ao grupo de vereadores local, que organizaram essa linda manifestação de apoio a minha candidatura. O povo de Olinda Nova pode contar comigo na Assembleia Legislativa”, afirmou.

No sábado (24), o pedetista já havia realizado outra maratona de visitas. Em Cajari, sempre acompanhado do prefeito Constâncio Souza (PDT) e de lideranças locais, se reuniu com moradores do povoado Gameleira. Em seguida esteve em Lago do Junco, para o “Arrastão do 12”, com o apoio da prefeita Edina Fontes (PDT) e seu grupo e, com as presenças do senador Weverton e do deputado federal Juscelino Filho (DEM), que concorre à reeleição. O dia foi finalizado em Bom Lugar, com uma vista ao amigo Rogério Pitbull, grande liderança política da região.

Antes, na sexta-feira (23), o candidato esteve na região norte do estado, em uma grande carreata que percorreu as ruas de Periz de Baixo, no município de Bacabeira.  Acompanhado da candidata a deputada federal Kellyane Calvet (União Brasil), Osmar seguiu com a carreata para a cidade vizinha de Rosário, onde após o final do ato, participou de um encontro com moradores da região, organizado pelo líder político Misteira e seu filho Hamilton.

Eleições 2022: Ariston e Brandão cumprem agenda e recebem apoio no Sertão maranhense

Olhando “olho no olho” do Maranhense, a mega caravana do Maranhão não pode parar! seguiu de São João dos Patos, passando por municípios da Região de Planejamento do Sertão Maranhense. Pastos Bons, Sucupira do Norte e Mirador também ficaram movimentadas com a presença de Ariston e Brandão.

Enoque Mota, Prefeito de Pastos Bons, fez uma grande recepção aos candidatos. A ex-prefeita Iriane Gonçalo, vereadores e lideranças políticas da região também reforçaram o projeto político.

“O Maranhão tem muito a avançar e o time do desenvolvimento está pronto pra continuar trabalhando para o bem do Maranhão”, frisou Ariston durante discurso a milhares de presentes.

‘Não me convidaram pra esta festa pobre’…

Brasil, música do eterno Cazuza, traz dissolvida em sua letra a revolta do interprete, que denuncia a desigualdade financeira, as injustiças sociais e o comportamento “nada republicano” de castas da classe política brasileira.

A prefeitura de São Luís, por meio de nota da SEMED, informou que o recadastramento de funcionários da autarquia está suspenso. O motivo, suprimido na nota, é o não pagamento da internet que já estaria no prego há meses, período que bate com a campanha eleitoral.

Somado a isso o atraso de pagamento em diversos setores da gestão Braide – sendo ela, segundo fontes do blog, responsável no espectro fiscal (fiscalizar) de pagamento de funcionários das empresas terceirizadas.

Enquanto os trabalhadores seguem com contas virando uma bola de neve, Braide oferece uma deliciosa feijoada a correligionários e apoiadores dos seus candidatos. Um é seu irmão mais novo. O outro, o deputado que odeia catinga de pobre.

Por isso, feijoada para alguns e ossada para outros.

Até para os médicos, levando-se em conta post do crítico e embasado deputado Dr. Yglésio.

 

Eleições 2022: James Onda segue firme e forte rumo à Assembleia Legislativa

O candidato a deputado estadual James Onda), o “Rei dos Áudios” está apto a disputar as eleições deste ano.

 

A decisão é do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que deferiu, por unanimidade, seu registro de candidatura.

 

Dono de uma fama conquistada em todo o Maranhão com a distribuição de mensagens de voz de conteúdo humorístico via WhatsApp, o digital influencer disputará pelo PSD uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Fonte: Gilberto Leda

Povo de Colinas acolhe Brandão em sua terra natal

MARANHÃO – A noite desse sábado (24) foi bastante especial para o candidato à reeleição, Carlos Brandão (PSB). Em reencontro com sua terra natal, o município de Colinas, no médio sertão, o governador do Maranhão realizou um momento histórico na cidade.

 

Acompanhado de diversas lideranças políticas com a caravana “Juntos Para o Bem do Maranhão”, Brandão agradeceu o acolhimento de toda a população colinense durante todos os seus anos de atividade política.

 

No seu discurso, o governador pontuou que a força que tem recebido do povo da cidade que nasceu tem sido determinante durante toda a campanha eleitoral.

 

“Concluímos esse sábado de muitos encontros com os maranhenses. Aproveitei Colinas, minha querida cidade, de muitas formas. Tanto com a minha mãe e meus irmãos em oração e também comandando o nosso Time da Vitória, que arrastou milhares de pessoas pelas ruas. Foi um dia emocionante. Estamos fortes, unidos e vamos vencer. Sou do sertão e vou representar com amor todos e todas!”, declarou Brandão.

 

Acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Larissa, e nitidamente feliz com o carinho e a recepção do público, o governador reforçou que muito mais ainda será feito pela cidade e toda a região. “Estamos juntos pela continuidade de tantos avanços, a exemplo dos Restaurantes Populares, obras educacionais, urbanização e muitas outras ações! É 40 e confirma!”, vibrou.

 

Durante a passagem pela cidade, Brandão seguiu na companhia de grandes lideranças, como a prefeita Valmira Miranda e seu vice, João Haroldo; o ex-prefeito Zé Henrique; o prefeito de Jatobá, Robertinho; a candidata a deputada federal Luciana Abreu; o deputado estadual (e candidato à reeleição) Arnaldo Melo; assim como de Márcio Jerry, deputado estadual, candidato à reeleição; dos vereadores Régia Barroso, Walterly Munis, Renato, Valberlene, Manoel do Pavio e Cleiton do Hospital, e tantos outros conterrâneos e amigos que atuam no cenário político, a exemplo de Chico Sousa.

 

“Colinas parou para receber seus filhos candidatos a governador e deputado federal. Juntos, eu e Carlos Brandão fizemos hoje uma linda festa na cidade, celebrada pelo povo que sabe que iremos trabalhar ainda mais por eles. Sertão unido em um grande ato democrático. Venceremos essas eleições para o bem de Colinas e do Maranhão!”, disse Márcio Jerry.

 

Mais

 

Na corrida eleitoral 2022, Brandão se mantém no ritmo crescente de sua campanha e aparece com larga vantagem – e chances altas de vencer em primeiro turno – em mais uma pesquisa.

 

Neste domingo (25), segundo pesquisa do Instituto Escutec, divulgada pelo Imirante.com, o governador aparece com 44% das intenções de votos, mais que o dobro do segundo colocado, o senador Weverton Rocha (PDT), que amarga os 21%, e a frente também de Lahesio Bonfim (PSC), que figura com apenas 19%.

 

Considerando apenas os votos válidos, o favoritismo do candidato do PSB é ainda maior: aparece com 47%, com 3% de distância para vencer as eleições já no próximo domingo (2).

 

“Iniciamos o domingo com o resultado da pesquisa Escutec, reafirmando o que todas as outras indicam. Estamos na liderança e crescendo ainda mais. Gratidão imensa ao povo do Maranhão por acreditar em nosso projeto de continuidade. Rumo à vitória pra vida seguir melhorando!”, comemorou Brandão em suas redes sociais.

‘Eleições 2022’ estão inflacionadas há pelo menos 2 semanas; entenda

Informantes bem posicionados em um insurgente arrojado grupo político, que tem em seus quadros políticos de todas as esferas, relata que o “mercado da política” inflacionou nas eleições deste ano.

 

Fala-se na boca miúda que um agressivo parlamentar, de mandato, partiu pra “abarcar” quem quer que fosse, na disputa pelo voto.

 

Fala-se na boca miúda que um agressivo parlamentar, de mandato, partiu pra “abarcar” quem quer que fosse, na disputa pelo voto.

 

Diz-se que o lance é o dobro, ou mais, do que já era acertado há anos com outros “padrinhos”. Fica inviável cobrir as prováveis ofertas.

 

Essa “luva” inflacionou, há duas semanas, o custo de campanha, o que fez com que o dinheiro ficasse retido na mão de poucos, todos aguardando a hora do pulo do gato.

 

A reclamação é grande pela “ética” ter sido colocada de lado em nome dos interesses próprios e particulares do candidato que quer eleger vários membros da família na política.

 

Em tempo, até a arrecadação municipal de municípios da Grande Ilha foram pra lona, sinal de que muitos empresários deixaram o pagamento de impostos para jogarem, supostamente, pesado nesta reta final.