Um jovem de 19 anos foi preso pela Polícia Civil do Maranhão na manhã desta sexta-feira (1), logo após desembarcar no Aeroporto Internacional Hugo da Cunha Machado, em São Luís. O suspeito é investigado por integrar uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, roubos e homicídios no município de Santa Quitéria do Maranhão, localizado na região nordeste do estado. Ele chegava de um voo proveniente de Florianópolis, em Santa Catarina.
De acordo com as autoridades, o jovem havia fugido para Santa Catarina após escapar de uma megaoperação policial realizada em 15 de outubro, que resultou na prisão de 11 membros da mesma organização criminosa em Santa Quitéria. Na operação, foram apreendidas substâncias entorpecentes, armas de fogo, celulares, computadores e um caderno com anotações sobre a venda de drogas. A polícia investiga se o jovem estava retornando para assumir a posição de um dos integrantes da organização que havia sido detido.
Após receber informações sobre a chegada do suspeito, a Polícia Civil mobilizou uma operação conjunta com a companhia aérea, a Polícia Federal e a administração do aeroporto. Agora, as investigações também vão apurar se ele cometeu crimes em Santa Catarina. O jovem será mantido na Delegacia Geral, em São Luís, para os procedimentos legais antes de ser transferido para o sistema penitenciário.