A empresa Infra S.A. finalizou a contratação de análises de viabilidade para revitalizar seis partes da rede ferroviária nacional que atualmente estão inativas. Um dos trechos incluídos é a ligação entre São Luís (MA) e Itapecuru Mirim (MA). O montante total investido nos estudos será de R$13 milhões. A Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, vinculada ao Ministério dos Transportes, escolheu os fragmentos de várias partes do território nacional.
As localidades ligadas pelas pesquisas são Brasília (DF) – Luziânia (GO), Salvador (BA) – Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE) – Sobral (CE), Londrina (PR) – Maringá (PR), e Pelotas (RS) – Rio Grande (RS).
O Consórcio Ferroviário Evtea ganhou a licitação para o Lote 1, que inclui as conexões no Nordeste: Salvador (BA) – Feira de Santana (BA), São Luís (MA) – Itapecuru Mirim (MA) e Fortaleza (CE) – Sobral (CE). A liderança do grupo está a cargo da Systra Engenharia e Consultoria Ltda., que conta com a participação das empresas Houer Consultoria e Concessões Ltda., Tylin Brazil Ltda. e M Viana Sociedade de Advogados.
O Consórcio Ferrovias Centro-Sul, liderado pela Volar Engenharia Ltda., foi selecionado para o Lote 2, conhecido como Lote Centro-Sul. Esse lote inclui as conexões ferroviárias entre Brasília (DF) e Luziânia (GO), Rio Grande (RS) e Pelotas (RS), e Londrina (PR) e Maringá (PR).
A análise será direcionada para verificar a possibilidade de efetivar e manter o serviço de transporte de pessoas nesses percursos. As avaliações vão definir os recursos exigidos para a infraestrutura ferroviária já instalada, os gastos para companhias interessadas em atuar nessas rotas, e as consequências ambientais dos projetos.