Skip to content

MPF participa de acordo para regularização fundiária da comunidade quilombola do Charco, no Maranhão

Neto Cruz, 25 de abril de 202425 de abril de 2024

O Ministério Público Federal (MPF) participou do acordo entre particulares e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em benefício da comunidade quilombola do Povoado Charco, para regularização fundiária dos territórios conhecidos como Fazenda Juçaral e Fazenda Juçaral II, no município de São Vicente Férrer, no Maranhão. Com o acerto, a posse das terras ficará a cargo da autarquia, responsável pelo processo de regularização fundiária das terras tradicionalmente ocupadas pelas comunidades quilombolas.

O acordo foi homologado no dia 18 de abril pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), no âmbito de duas ações de desapropriação de imóvel por interesse social movidas pelo Incra, uma para cada fazenda. As ações chegaram a ser negadas em primeira instância, mas a autarquia federal recorreu à Corte regional, onde as partes enfim alcançaram entendimento.

Os termos pactuados incluem justa indenização pelas benfeitorias realizadas, desobrigação de pagamento de impostos federais, declaração de plena quitação de todos os direitos relativos aos imóveis por parte dos expropriados, entre outros. O acordo visa encerrar um contexto de sérios e graves conflitos fundiários entre os membros da comunidade quilombola, trabalhadores rurais e proprietários de terras na área, que resultaram inclusive no assassinato do líder quilombola Flaviano Pinto Neto, em 2010.

Reconhecimento – A celebração do acordo é um importante passo no sentido de reconhecer o território da comunidade do Charco como de ocupação tradicional quilombola. A desapropriação dos imóveis é um obstáculo a menos para que o Incra possa concluir o processo administrativo de titularização das terras, que se arrasta desde 2009.

A autarquia foi condenada judicialmente a concluir o processo demarcatório em 2016, a pedido do MPF. Para o órgão, trata-se de uma demora injustificável que colaborou para o crescimento das tensões no local.

O direito do reconhecimento da propriedade definitiva das terras ocupadas historicamente por comunidades remanescentes de quilombos é previsto expressamente na Constituição Federal. Nesse sentido, a Carta Magna determina ao Estado o dever de emitir os títulos respectivos.

De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o quilombo do Charco existe há mais de duzentos anos. No povoado, atualmente, vivem cerca de 70 famílias.

Processos 1005674-65.2019.4.01.3700 e 1005675-50.2019.4.01.3700

Geral

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Geral

Prefeitura de Paço do Lumiar barra parque irregular e evita tragédia durante festejo do Divino Espírito Santo

10 de outubro de 202510 de outubro de 2025

A gestão do prefeito Fred Campos mostrou mais uma vez que prioriza a segurança e o bem-estar da população luminense. O Parque de Diversões São João, que seria instalado na área do Festejo do Divino Espírito Santo, na Sede, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) após…

Leia Mais
Geral

Justiça Federal obriga proprietário a restaurar imóvel tombado no Centro Histórico de São Luís

20 de agosto de 202520 de agosto de 2025

A Justiça Federal determinou que o proprietário de um imóvel tombado, localizado na Rua Afonso Pena, no coração do Centro Histórico de São Luís (MA), execute obras de restauração e conservação compatíveis com a proteção legal do bem. A decisão atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público…

Leia Mais
Geral

#PARTIU – Neguinho da Beija-Flor é atração principal no baile Rosaamarela

15 de fevereiro de 201915 de fevereiro de 2019

No sábado(16), a Casa das Dunas, na praia de São Marcos – será palco de mais uma edição do Tradicional baile Rosaamarela, promovido pelas escolas de samba Turma de Mangueira e Favela do Samba, que terá o sambista Neguinho da beija flor como atração principal. O baile, de acordo com…

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • Traição à Educação: vereadores do interior afrontam o direito dos professores ao aprovarem uso dos juros do FUNDEF
  • Exclusivo! Guarda Municipal saca arma contra motorista de ônibus após negar carona; VÍDEO
  • De inimigos a tietes: bastidores e as “amizades repentinas” em Paço do Lumiar
  • Tropa de elite do Tenente Nascimento dá duro golpe no crime em São Luís
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes