Em um mês, distância equivale a uma viagem entre Brasília e Goiânia. Prefeitura tem contrato ativo, mas em alguns casos transporte escolar é realizado em pau de arara
Devido à falta de transporte, estudantes da cidade de Barão de Grajaú andam até 12 quilômetros por dia para chegar à escola onde estudam. Essa é a rotina de um casal de irmãos, que moram no povoado Canto do Piqui, e estudam em outra região administrativa do município maranhense.
“Aqui a gente tem que se virar como pode. Um dia eles vão a pé, no outro vão de moto, quando tem condição de botar gasolina”, afirma o pai dos alunos.
A estrada de chão batido, cercada por plantações, é a parte mais complicada do trajeto que os dois irmãos percorrem todos os dias. Quando chove há muita lama e quando não chove, poeira. E ao voltar para casa, por volta das 18h, já está escuro.
Eles começam a se arrumar duas horas e meia antes do início das aulas e pegam a estrada às 11h. Com chuva ou sol forte, o desafio é cumprido – são 6 km na ida e 6 km na volta, 12 km por dia, 60 km por semana. No fim do mês, os dois irmãos andam 240 km, distância equivalente ao trajeto de Brasília a Goiânia.
Transporte escolar em pau de arara
Mais difícil que andar os 12 km diários é correr o risco de vida ao ser transportado em pau de arara, usado como transporte escolar. O pau de arara é a adaptação de caminhões ou caminhonetes para o transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais.
Esse tipo de transporte vem sendo combatido pelo Ministério Público do Maranhão, que vem atuando na defesa do transporte escolar de qualidade. Apesar das ações de proibição, entretanto, a prefeitura baronense segue nesse tipo de precarização que, por pouco, não acabou em tragédia no município.
A reportagem do Maranhão de Verdade apurou que a prefeita Claudimê Lima (PSD) tem contrato ativo para prestação do serviço no valor de R$ 5.064.000,00. Segundo as informações apuradas, as propostas firmadas, por meio de registro de preços, beneficiaram as empresas F.Reis Filho & Cia Ltda e W Transporte & Locação Ltda. Os detalhes, entretanto, iremos trazer em nossa próxima matéria.
Fonte: Maranhão de Verdade