O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou nesta sexta-feira (14) da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam), em Belém (PA). A aprovação do Plano Regional do Desenvolvimento da Amazônia e o uso de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para microcrédito e irrigação foram as principais pautas do encontro.
Na ocasião, Juscelino Filho destacou os esforços do Governo Federal para levar conectividade à Região Norte do País, por meio do programa Norte Conectado.
“A inclusão digital é um dos eixos principais da atual gestão do Ministério das Comunicações e, hoje, muitos dos desafios encontrados estão na Região Norte, na Região Amazônica e no Nordeste brasileiro. Por isso, trabalhamos para levar mais inclusão digital e, consequentemente, mais inclusão social, diminuindo cada vez mais a desigualdade nesses locais”, ressaltou o ministro.
A reunião do Condel é presidida pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e tem o superintendente da Sudam, Paulo Rocha, como secretário-executivo. Além destes, são conselheiros os governadores dos nove estados da Amazônia Legal; representantes da Indústria, Comércio, Agricultura, das Prefeituras e do Banco da Amazônia.
PRDA – O Plano Regional do Desenvolvimento da Amazônia abrange os anos de 2024 a 2027 e possui 6 eixos e 11 programas. A Sudam submeteu o plano a consulta pública, fez o alinhamento com os estados e ministérios setoriais, a pactuação de projetos e ações e agora segue para a apreciação e aprovação no Condel.
Em seguida, o PRDA 2024-2027 será enviado para o MIDR e depois para a Presidência da República, que fará o envio ao Congresso Nacional.
Com informações da Sudam