Representantes das entidades empresariais maranhenses que compõe o vocalato da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) conheceram as principais realizações do Governo do Maranhão nos primeiros 100 dias da gestão de 2023. A apresentação foi feita pelo presidente Sérgio Sombra durante reunião plenária realizada nesta quinta-feira (30) na sede do órgão, localizado na Praça Pedro II, Centro Histórico de São Luís (MA). Além do balanço do primeiro trimestre do governador Carlos Brandão, o presidente apresentou também os principais avanços no ambiente de negócios consolidados pela Junta Comercial durante o período em referência.
Sérgio Sombra destacou que a gestão estadual cumpriu metas importantes nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, segurança, cidadania, esporte, lazer e inclusão digital. Já na pauta do registro de empresas, o gestor apresentou dados estatísticos que comprovam o aquecimento no ambiente de negócios com a formalização de mais de 13 mil negócios no primeiro trimestre deste ano. O gestor abordou ainda os avanços da Fase 2 do Empresa Fácil, o cronograma de treinamentos técnicos nos municípios maranhenses e enfatizou as políticas de incentivo ao empreendedorismo, em especial às voltadas para o fortalecimento das micro e pequenas empresas.
Ao reconhecer os avanços do Governo do Maranhão, a presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Socorro Noronha, falou da importância de manter a política de apoio aos empreendedores e o fortalecimento entre o poder público e privado. “Temos acompanhado o ritmo de trabalho e de entregas do Governo do Estado e, mais especificamente, as que estão sendo feitas no ambiente empresarial. Os números da abertura de empresas mostram a força do comércio na economia e o quanto é importante fortalecer o setor. Entendemos que esse é o caminho para o desenvolvimento, geração de emprego e renda no estado”, enfatizou a presidente da FCDL.