Na sessão ordinária desta quarta-feira, 16, o vereador Manoel Filho (Avante) subiu à tribuna da Câmara para falar sobre algumas demandas dos trabalhadores domésticos do Maranhão.
Ao iniciar o seu discurso, o parlamentar informou que recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores(as) Domésticos(as) do Estado do Maranhão (Sindomestico-MA) em seu gabinete na câmara. Na ocasião, os representantes entregaram um documento que apresentava a campanha “Trabalhadora Doméstica: Nossos direitos importam” desenvolvida pelo sindicato.
Manoel Filho explicou que os profissionais da categoria buscam a efetivação da Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que garante aos trabalhadores e trabalhadoras domésticas os mesmos direitos das demais categorias profissionais.
O parlamentar ressaltou que os profissionais também reivindicam o direito à educação para os seus filhos, entre as demandas de políticas públicas apresentadas pelos profissionais, a que recebeu mais destaque foi justamente a ampliação do número de creches de tempo integral situadas nos bairros da periferia de São Luís, com destinação de vagas para crianças provenientes de famílias de trabalhadoras domésticas.
“Nós sabemos que a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras domésticas saem de suas casas para cuidar de lares de terceiros. E com quem ficam as suas crianças? Com quem ficam seus adolescentes e familiares? Em um ambiente de violência que a nossa cidade vive, as crianças ficam expostas ao crime e outras coisas ruins. Esse pleito é extremamente justo, esta categoria está solicitando o básico, o atendimento à educação. Quanto mais a gente proteger nossas crianças, principalmente primando por uma educação de qualidade, mais contribuímos para o desenvolvimento da nossa sociedade”, finalizou Manoel Filho.