A organização do tradicional Festival do Caranguejo, realizada anualmente na comunidade Campo de Perizes, em Bacabeira, anunciou a programação para o evento que chega a sua VI edição com muitas atrações e novidades.
O Festival acontecerá no próximo dia 05 e 06 de novembro, no primeiro fim de semana após o segundo turno das eleições. Apesar do nome do evento fazer referencia ao caranguejo – que é o prato principal, outras comidas típicas também são oferecidas durante a programação, entre elas, galinha caipira, a deliciosa caranguejada, caranguejo no toc-toc, peixada, caldeirada, patinha empanada e casquinha com recheio de camarão.
Além da riqueza na gastronomia do evento, outra atração que encanta os visitantes é o local do festival. O ambiente único do Campo de Perizes, localizado entre as margens da ferrovia Carajás e as margens da BR – 135 possui uma atmosfera agradável e de paisagem espetacular proporcionada pela natureza do local.
HISTÓRICO
Realizado pela Associação de Moradores do Povoado Campo de Perizes, o evento surgiu como um ato de resistência, no ano de 2013, com o objetivo de divulgar a realidade da comunidade ribeirinha do município de Bacabeira, que enfrentava inúmeras tentativas de apropriação indevida de suas terras que, na época, recebeu o vergonhoso apoio do governo do estado.
Mesmo com as forças governamentais patrocinando a ocupação indevida da localidade, o apoio forte do então líder político e comunitário, hoje vereador – Capitão Lucas foi determinante para que a comunidade tivesse êxito e ainda alcançar grandes conquistas.
Organizados, os moradores criaram sua própria entidade de representação e realizaram um sonho antigo, que era a chegada da luz elétrica no povoado, assim como, a construção de sua sede própria – que hoje conta com uma estrutura adequada para os trabalhos da instituição.
Todos os benefícios também obtiveram o apoio e a participação da atual prefeita da cidade, Fernanda Gonçalo que é presença marcante na programação do evento.
Desde o seu surgimento, o Festival vem crescendo e tornando a comunidade e seus costumes conhecidos para além de Bacabeira.