“Queremos agradecer a Deus por estarmos recebendo uma escola de ensino médio na nossa região, que nós precisávamos muito, uma escola que vai trazer benefício para a educação da nossa comunidade. Para mim, é uma honra estar aqui, porque eu fui o construtor dessa obra e estou muito feliz pelo Governo do Estado realizar essa inauguração”, expressou o morador Luiz Gomes, conhecido como Turuna.
O secretário adjunto de Administração da Seduc, Vitor Pflueger, representando a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, considerou importante a entrega do espaço, para melhorar a qualidade da educação no município de Vitória do Mearim.
“Um dia de grande festa no município de Vitória do Mearim, no povoado Marajá, mais uma escola entregue pelo Governo do Estado, uma escola quilombola, que vai beneficiar mais de 225 estudantes. Um grande avanço na educação do Maranhão, para tornar o Estado cada vez melhor e com uma educação de qualidade”, destacou Pflueger.
A estrutura escolar possui 4 salas de aula, banheiros acessíveis, cozinha, pátio coberto, entre outros espaços, que vão garantir conforto e segurança para toda a comunidade escolar. Os investimentos para a construção do prédio escolar foram da ordem de R$ 847.967,27.
O CEQ já funcionou em espaços inadequados, como em garagens, sem nenhuma estrutura para a prática do ensino. Os ambientes eram quentes, sem oferecer nenhum conforto aos estudantes. Com a construção do novo ambiente, a comunidade escolar agradeceu o governo pela inauguração.
“A escola nos traz aspecto de prosperidade, força, esperança e autoconfiança. Estamos muito contentes com a inauguração e no momento só queremos agradecer a Deus e a todos pela realização de um sonho”, expressou a gestora do CEQ Angelo da Conceição da Guarda, Tânia Maria Rodrigues Silva.
O prefeito de Vitória do Mearim, Nato da Nordestina, comemorou a entrega do novo prédio escolar. “Hoje é um momento de muita felicidade por estarmos recebendo essa linda escola, que foi tão esperada por essa região. Aqui fica o meu abraço e a minha gratidão a Deus e a todos que contribuíram para a entrega dessa escola”, proferiu.
O terreno para a construção da escola foi doado pelo morador Raimundo Nonato Rodrigues Pereira, o “Raimundo Testa”, que faleceu há sete meses. A sua neta, Vera Lúcia dos Santos Evard, 36 anos, ficou emocionada ao encontrar a escola construída na área doada pelo avô. “O meu avô deixou uma herança enorme, não só para a nossa comunidade, mas também para outras comunidades vizinhas. Eu me sinto muito feliz”, exprimiu.
A escola ofertará o ensino médio nos turnos vespertino e noturno, com previsão para funcionar nos três turnos, em 2023, inclusive oferecendo outras modalidades educacionais. Estiveram presentes na cerimônia de inauguração do CEQ vereadores, representantes de comunidades quilombolas, professores, estudantes, entre outros.