Fernando Antônio Braga Muniz, o Fernando Muniz (PP), que responde a 10 processos são do TJMA e 1 processo no STF, poderá sentar na mesa da promotora Nádia Cerqueira nos próximos dias.
O blog do Neto Cruz levantou a discussão sobre possível cassação de chapas de vereadores de Paço após a suspeita de candidaturas fictícias nas eleições de 2022. Nesta, até assinaturas falsas patrocinadas por presidentes dos partidos fazem parte do escopo da investigação que se iniciou após matéria do site.
Nas eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais), cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. O debate no Tribunal Superior Eleitoral se dá em torno das eleições de ano passado em algumas cidades do país, na qual ficou comprovada fraude de coligações no preenchimento de cota por gênero. Em Paço, o bambu promete gemer.
No meio da barafunda e no centro da mixórdia encontra-se o presidente da Casa de Leis, que à época das eleições já comandava o Legislativo de forma nada republicana. Que o diga a previdência dos funcionários daquela Casa.
O presidente do PP, que caminhou com o ex-candidato Fred Campos (PL), obteve 855 votos, o que o reconduziu para mais um mandato apagado. Muniz nunca deu uma satisfação à sociedade luminense para quem foi transferido quase meio milhão de reais, em plena pandemia e crise econômica que atravessa pais e mães de família luminenses. Cartórios de Registro de Imóveis apontaram onde foi o apartamento adquirido pelo parlamentar, em momento oportuno…
Chama a atenção os então candidatos Raíza Dutra e Neto, ambos do mesmo partido de Muniz, que concorriam com os números 11850 e 11633, respectivamente.
A primeira, após saber que estava concorrendo por matéria do blog que a mostrava indeferida, procurou o MP, denunciando a fraude que deverá ter novos desdobramentos.
Enquanto não chega esse dia, o suplente que já se achava eleito, Nenzão Rocha (PCdoB), que obteve 598 votos, afirma a pessoas próximas que já tem um escritório articulado em Brasília mexendo os pauzinhos e é o maior financiador da possível queda de vários vereadores, atualmente mandatários.
O Procurador-Geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau, já está ciente do possível ilícito.
É aguardar e conferir…