O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é o segundo mais bem avaliado pelos líderes no Congresso Nacional. O político aparece na vice-liderança do ranking feito pelo Painel do Poder, ferramenta de pesquisa do Congresso em Foco. Na lista, o primeiro colocado é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Os governadores da Bahia, Rui Costa (PT), de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), aparecem na sequência, respectivamente em 3°, 4° e 5° mais bem avaliados.
Aos 35 anos de idade, o gaúcho tucano Eduardo Leite, que é o mais jovem governador do país, abriu quatro pontos percentuais sobre Dino, que se revezava com Rui Costa, na primeira colocação em edições anteriores da pesquisa. Veja a lista completa abaixo:
Pela primeira vez, o Painel não fez uma pré-seleção dos nomes que deveriam ser avaliados, as respostas foram espontâneas. Sete governadores não foram lembrados pelos entrevistados: Gladson Cameli (PSDB-AC); Waldez Góes (PDT-AP); Wilson Lima (PSC-AM); João Azevedo (PSB-PB); Wilson Witzel (PSC-RJ); Carlos Moisés (PSL-SC); e Belivaldo Chagas (PSD-SE).
A nova onda do Painel do Poder foi feita entre os dias 14 e 20 de setembro. O Painel ouve a cada três meses as principais lideranças do Parlamento, como presidentes de comissões ou frentes parlamentares, líderes de bancada e formadores de opinião na Câmara e no Senado. Foram entrevistados nesta edição 70 deputados e senadores, considerando-se a proporcionalidade de partidos, posicionamento em relação ao governo e distribuição geográfica dos políticos entrevistados.
A pesquisa também ouviu o Congresso sobre a expectativa de aprovação de reformas econômicas. A expectativa dos principais líderes do Congresso sobre os rumos da economia e de outros temas legislativos é um dos destaques da mais recente edição do Farol Político, publicação semanal de análise política do Congresso em Foco, baseada em investigações científicas e apuração jornalística.
Com informações do MA10.