Política

Pinga Fogo

Charge da Coluna Pinga Fogo – Bastidores da Política de Paço do Lumiar

***A escolha de um vice (Um tapa buraco)
A escolha de um bom parceiro de chapa é muito importante, principalmente se o vice pertencer a um partido, leia-se nicho, diferente do cabeça de chapa, pois este terá trânsito livre com seus correligionários, onde o titular [da chapa] não terá influência o que podemos chamar, além de coligação, coalizão.

Numa eleição as atenções estão voltadas para os titulares concorrentes e muitos esquecem a importância de um vice, que nem precisa assumir a titularidade para contribuir com a melhoria da administração. Esa linha auxiliar pode compor de várias maneiras: sendo um bom articulador político, pois terá uma faixa própria de influência; por ser de partido diferente do titular, sendo um bom conselheiro quando solicitado; ter objetivo que não colida com o titular, além de contribuir com uma quantidade de votos de uma parcela do eleitorado onde o titular não tem nenhuma ou pouca penetração como é o caso do campo evangélico, de outro extrato social, de outra “etnia” e, por fim, de outro gênero.

Sem muitas funções importantes, pode-se dizer a maior é substituir o titular nos impedimentos legais, como ausência do titular, por morte, cassação, destituição ou outros afastamentos. Neste caso, quem herdará o cargo é o vice.

Nas convenções, as escolhas levam em consideração – nos meandros da política – acordos como a vaga do vice, secretarias e outros postos na administração pública, tudo feito com transparência e de forma muito republicana. Esse “tapa buraco” oficial tem uma grande importância na consolidação de uma boa chapa, bem como carrear votos que facilite a vitória.

Entendam como de grande importância uma boa escolha de um vice, bem como altamente desastrosa uma má escolha.

Não tenho acompanhado muito as eleições na Grande Ilha, mas sei que tem muitas vices negras que vem de outro extrato social do titular. Pra mim, um grande erro parece ser do Duarte Jr. que tem como vice uma sobrinha do Josimar do Maranhãozinho, talvez por apoio financeiro. Chapas muito elitizadas não criam densidade eleitoral.

Um bom exemplo de complementação de votação foi Lula do PT, de esquerda e José Alencar, do extinto PL. Um misto de conservador/desenvolvimentista.

Texto Anônimo, recebido pelo editor da Coluna Pinga Fogo.

***ÁUDIOS-FOFOCA

Alguém precisa dar um freio no edil Loucura Total e pedir que o jovem expoente da política luminense alivie nas doses etílicas. Citando nomes, o vereador afirma em letras góticas que alguns pré-candidatos que estão filiados ao seu partido, o PMB – que foi levado pelo bei$$$$$$0 a outro projeto político, sendo que todos os “pré” vendido$$$ com a “maçã na boca” – teriam recebido uma “paradinha, dinha, dinha, dinha, dinha, dinha”. E dá um prazo meio alucinante para que uma das suas desgarradas ex-correligionárias se decida: “Hoje, amanhã e depois de amanhã”. Será que bateu o desespero?

 

 

Em outro áudio recebido por Fofoquier, o mesmo edil fala da sua viagem relaxante com aliados e insufla os eleitores mais desatentos a perguntarem o motivo de algumas pessoas terem abandonado o barco da “Mulher Brasileira”, o PMB. Ora, siow… Para de lorota. “Tem vaga sim”, afirma. “Desistiram de última hora”… Por que será, hein? Como diz uma máxima: O mal dos espertos é achar que todo mundo é otário. O cara insiste na “paradinha, dinha, dinha, dinha, dinha, dinha” Ouça:

 

 

***VÍDEO-FOFOCA

Pra tentar convencer que está nas graças do eleitorado luminense, o vereador Vagner Sousa divulgou vídeos nas redes sociais mostrando alguns correligionários que não aceitaram a suposta “paradinha, dinha, dinha, dinha, dinha, dinha”. Fofoquier quer saber: Quem pegou a paradona (150 corrós) e quem financiou a excursão turística?

***Bafon. Teve gentein que pegou mais ar que pneu de trator com Fofoquier, depois que certo secretário artrópode foi chamado na Sala da Justiça (Sala Fria) para levar puxão de orelha pelo seu gesto que remonta à época das badaladas tardes no saudoso Clube do Lítero, no Anil, com sua tchurma abastada. Fofoquier não tem culpa se tem sempre os melhores informantes e mais bem posicionados da blogosfera luminense. O que se diz no cachorro quente em frente ao BB dos Leões é que Papada de Sus domesticus teria dito ao decápode que se vacilar, de novo, declarando apoio a alguém que não seja “Polica Pindobeira”, vai mandar um fod#-se ao crustáceo, “sem frescura e sem viad#gem”. O bigodudo saiu suando frio e balbuciou: salvo pelo gongo…

***E a “Batalha da Pindoba” continua… Enquanto “Conversinha” tenta explicar o inexplicável para a Justiça e ao Ministério Público Eleitoral, “Conversona” ataca sua ex-aliada de eventos “oba-oba de esquerda”, a “Polica”, em grupos de zap-zap… Essa foi “a pedidos”

***“Barbier Fofoquer” tremeu na base após ficar frente a frente com dois “ex-friends”. Estava dando um tapa no visu do “Homem do Paletó XG” quando “Popeye” adentrou o estabelecimento do homem da tesoura miraculosa. Fofoquier olhava tudo atento e esperava que o musculoso esbofeteasse o ex-companheiro do chá das 5. Mas, pelo visto, as ameaças de sopapo ficaram só nas redes sociais…

***Ora, ora, ora… Na Vila do Lume tem de tudo. Um ex-vereador decidiu acreditar em Che, investiu pesado no ex-depressivo e agora tucano de penugem abençoado pelo tucano-mor, R.R. Depois que o Che pulou do ninho e esvoejou, seu agora ex-padrinho não conseguiu mais com que o dito cujo atendesse uma ligação sua, sinal de fumaça, nem um simples zap-zap kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Não lhe restando outra saída ou querendo apenas o holofote, o vice-presidente da sigla de Che volitou não como um Tucano, mas como um Anum, se agarrando onde desse. Resta saber se vai passar a branca nuvem a infidelidade partidária do ex-parlamentar…

***Rapaixxx… Ainda sobre “Barbier Fofoquer” – ídolo de Fofoquier – as orações, joelhos dobrados, dízimos, jejuns e não sei mais o quê do Edward, Mãos de Tesoura do Maiobão, foram ouvidas. Segundo contabilizou Fofoquier e seu departamento de análises políticas, 3 desistências deram um fôlego a mais na candidatura do cabra…

***Quem é o “irmão”, ligado a “Polica Pindobeira”, que foi visto às 2h da matina no Viva Maiobão – de sábado pra domingo – debruçado sobre uma janela de carro com dois patinhos na lagoa atrás? Já estaria negociando uma possível “pulada”???

***Qual equipe de comunicação está viajando na maionese, trocando pontos por dois pontos, vírgula por exclamação e errando as orações coordenadas sindéticas?

***Quem é que disse que, pra ser prefeito, só não vai matar, mas o restante… Curururururuzeeeeeeeeeeeessssssss… Pra lá…

***Quem é o pré, vice, que anda se lamentando nos 4 cantos da cidade que a “paradinha, dinha, dinha, dinha, dinha, dinha” não saiu conforme o combinado? “Se soubesse que seria assim, não teria fechado”, lamentou a um leitor assíduo da Coluna mais lida do Lume…

***Quem é o liberal que vai concorrer no pleito sem o apoio da própria família? Não tem quem coloque na Cabeça do dito cujo a desistência. Fofoquier deseja sorte…

***Quem é o “mentor da maldade” que pagou para que a farra das rachadinhas (não é aquilo que você está pensando, em termos) fosse denunciada para tentar prejudicar o agora vereador-bananeira de mandato, deu emprego e tudo ao delator e, agora, dá guarita ao parlamentar? Até foto personalizada no perfil “o teu” botou…

***Quem foram os dois “prés” que estavam num badalado aniversário pras bandas de Mocajituba – com “Ji” mesmo -, regada a muita Heineken e piscininha? Será que, caso sejam eleitos, voltarão no mesmo niver ano que vem?!

***Beijos e abraços tomaram de conta de um encontro entre ícones da blogosfera/assessoria luminense num famoso bar da Avenue Nine, no Maiobão. Tamborete da Sede, Só Novinha e uma Garbosa. Quem pagou a comanda? Hahaha…

***Falando nisso, o Boteco do Mineiro vem a cada dia mostrando o motivo de ser uma referência em entretenimento. Cervas estupidamente geladas, cardápio diversificado, atrações que não deixam ninguém parado e o atendimento VIP. Toppppp….

***Sururu na casa de Noca. Vai rolar cabeça na gestão interina? Ou rola a de alguém ou rola a de Polica. Quem avisa, amigo é…

***Quem é que está noites a fio sem pregar as pestanas depois que Papudo da Vinícola botou o bloco na rua? Só quem está tonto é o vice, com um negócio de Pá……cola. Pá…………….cola. Pá…………………..cola. Te orienta, siow. O jogo é bruto.

***Babado, confusão e gritaria. O Bom Velhinho teria sido agredido verbalmente lá pelas bandas do Tambaú por um getleman (?). Nossa!!! O Bom Velhinho não precisa passar por isso. Um ancião merece o devido respeito, pelos anos que carrega nas costas. Vamos tomar chá de Erva Cidreira e acalmar os ânimos, além de manter a ordem e compostura… Hahayyyy… O Homem do Paletó XG, estagiário do “Guvernador” em assuntos de Tweets, destilou seu veneno…

***FOTO-FOFOCA
Putaria e Bunda só presta grande… O militar detentor do Tesseract da Ética e Moralidade decidiu abrir para “Chico Mulata Gorda”. Em texto disparado em diversos grupos de zap-zap, a pedra foi cantada. Levando em consideração a leitura corporal de Jr., Fofoquier acha que o cabra não está muito feliz não… Na outra ponta, “Chico Mulata Gorda”, todo risinho por ter angariado 90 votos…

***Falando nisso, há quem diga que um preterido pré-candidato a prefeito, que teve o partido puxado por “Polica Pindobeira”, deixou o povo de olho vivo quando chegou num carro Zero Km na sede da sigla. “De onde saiu o din-din?”Se perguntavam, entreolhares…

***FOTO-FOFOCA

Paula da Pindoba foi flagrada pelas lentes nervosas da auxiliar da Coluna Pinga Fogo, na Sede da Vila do Lume, no último dia 19, sábado. “Só o tapete”, navalha.

Quem não está gostando nadica de nada da chegada do pretinho em diversos pontos da cidade são os famigerados aprovados (?) em um certo certame, por assim dizer…

“Eu quero essa Sede só o milho da pipoca”, apontava a interina com o dedo em riste.

Veja:

 

Comentários

Comentários

Conheça o Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog