Recentemente nos deparamos com uma notícia de que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Maranhão havia melhorado. Mas a pergunta que fica é:
Com a melhor escola da rede pública da rede estadual (CMT de Imperatriz) ocupando a posição de número 3.130 no ranking do Enem 2019 em todo Brasil, onde está essa melhora do IDEB?
A resposta é uma só:
O governo comunista está mascarando os itens que servem de base para o IDEB.
Vejamos só:
Ainda em 2017, a SEDUC implantou 2 medidas que facilitavam a vida dos alunos. A média anual para aprovação que era de 28, passou para 22,5 dentro do SIAEP, sistema usado para administrar o ensino no estado. Depois disso, o estado aprovou a famosa Aprovação com Pendência, onde o aluno podia reprovar em até 3 disciplinas e mesmo assim seguia para a série seguinte onde deveria passar por uma recuperação anual relacionada às disciplinas reprovadas. Em 2019 esse número passou para até 4 disciplinas. Já a pendência, é só uma desculpa para não reprovar, pois no ano seguinte o aluno tem de 2 a 3 encontros para recuperar o conteúdo do ano anterior todinho na disciplina reprovada.
O objetivo disso é um só: Diminuir o número de reprovação e evasão escolar, critérios avaliados no IDEB. Conseguiram? Sim, conseguiram! Mas e a qualidade de ensino? Ah, essa só tem piorado! O resultado do ENEM de 2019 (MEC) mostra bem isso. Com os alunos cada vez mais sendo menos exigidos, numa rotina educacional de faz de conta, a frente da melhor escola do estado existem nada mais nada menos do que 3.129 escolas.
Claro, isso a mídia patrocinada com dinheiro comunista não vai explicar…