Em tempo de consolidação das redes sociais, os pré-candidatos estão usando e abusando da criatividade para interagir e se aproximar dos eleitores no meio digital.
Em São Luís, o pré-candidato a vereador Wesley Sousa decidiu ir além das redes convencionais, como Facebook, Twitter e Instagram, e ingressou no Tinder, um aplicativo de paquera, em busca de diálogos com novos eleitores.
A rede social funciona com pessoas curtindo as outras, e quando há afinidade mútua elas conquistam o tão desejado, “match”, abrindo o diálogo. A estratégia, segundo Wesley, é de ir até o ludovicense, onde ele estiver, propondo escutá-lo e dialogar sobre a cidade. São quase 300 matches por dia, o que demostra que as ‘investidas’ tem recebido bons retornos, além disso, a ação traz uma proposta de renovação da política no meio digital.
Wesley Sousa tem curtidos homens e mulheres, sem restrições, já que o intuito é ouvir o máximo de pessoas possível. O pré-candidato conta também que “a estratégia é uma forma de convidar as pessoas a conhecerem seu trabalho, suas histórias e suas ideias para São Luís, de maneira descontraída e simpática, ao invés de bombardeá-las com propagandas eleitorais tradicionais”. E completa: “se no dia a dia temos resolvido tantas coisas pelo celular, porque os problemas da cidade também podem ser resolvidos assim?”
A forma de fazer política bastante peculiar movimentou as redes nesse final de semana. A estratégia, como qualquer outra, levou várias pessoas a se interessarem nas propostas, mas houve outras, desiludidas no amor e na política, que encerraram o “match”.