Skip to content

Suposta armação do PDT transforma gerente das feiras livres de São Luís num “Gladiador”

Neto Cruz, 5 de setembro de 2020
Feirantes em frente ao Plantão da Cajazeiras

Emerson Macedo, que é titular da Secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, acabou criando um desgaste para o vereador Ivaldo Rodrigues, para o pretenso pré-candidato ao governo em 22 Weverton Rocha e ao pré-candidato à prefeitura de São Luís, Neto Evangelista.

“Enredo de filme”. Assim pode ser definido o episódio da prisão do gerente das feiras livres de São Luís, Robson Martins Ferreira, na noite desta quinta-feira (3), durante a realização da feira na Beira-Mar.

O caso lembra do filme “O Gladiador”. Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Russell Crowe, que interpreta o leal General Maximus Decimus Meridius, chamado de Espanhol no filme, este é traído quando o ambicioso filho do imperador, Cómodo, mata o próprio pai e toma o trono. Reduzido a um escravo, Máximus ascende através das lutas de gladiadores para vingar a morte de sua família e do antigo Imperador.

Maximus, disposto a vingar o assassinato de sua mulher e de seu filho, sabe que é preciso triunfar para ganhar a confiança da plateia. O gladiador luta por uma causa, de forma quase que solitária e leva benefícios ao povo, submetido pela política do “pão e circo”. Maximus sabe que o controle da multidão será vital para que possa arquitetar sua vingança, que culmina em um combate com o próprio Cômodo.

É provável que esta pequena introdução artística tenha causado no leitor algum questionamento do tipo: “E aí, o que isso tudo tem a ver com a prisão do gerente das feiras livres?” Então, de plano, eis a resposta: Tudo! Esta é a mais pura e nítida realidade de quem é perseguido por ter conquistado a confiança da plateia que, neste caso, é formada pelos próprios feirantes.

A cúpula da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), comandada pelo secretário Emerson Macedo, não aceita a força que Robson Martins tem junto aos feirantes.

Por conta disso, segundo denúncias dos próprios trabalhadores, o secretário deu início em um plano: prender Robson sob a alegação de usurpação da função pública, infração fundamentada no artigo 328 do Código Penal Brasileiro.

Cúpula da Semapa precisou sair escoltada

Ontem, durante a realização da feira, os policiais que estavam acompanhados do promotor de Controle Externo da Atividade Policial, Claudio Guimarães, resolveram prender o gerente que organiza o espaço.

A alegação da prisão é que ele estaria recebendo dinheiro por serviços prestados aos feirantes, que alegam que o homem apenas cumpria um acordo feito entre eles.

Quando Emerson Macedo, que é titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, imaginava que o plano iria dar certo, eis que vem a surpresa: os feirantes protestaram em frente ao Plantão Central da Polícia Civil, no Centro da capital, contra prisão de Robson, que se transformou naquele momento num “Gladiador”.

O argumento de que Robson estaria recolhendo dinheiro dos feirantes foi contestada por seus advogados que disseram que seu cliente foi escolhido pelos feirantes para trabalhar como gerente da feira, e que o pagamento teria sido acertado e autorizado pelos feirantes para pagar alguns trabalhadores que auxiliam na montagem da estrutura e manutenção.

Para os feirantes, Robson Martins não cometeu nenhum crime. Eles explicaram que o trabalho dele é ajudar no gerenciamento da feira livre.

“Eu conheço ele nos orientando, ele é por nós. Quando ele não existia, a nossa feira era abandonada, não tinha banca, era banca quebrada. Não tinha carro pra carregar, nós tínhamos que pegar as bancas e jogar em cima de carro pequeno. E ele resolveu tudo por nós. Ele paga o eletricista, ele me paga, ele paga os carregadores de banca. Nós escolhemos, ele trabalha pra nós. Nós damos o nosso dinheiro pra ele com gosto, não é dinheiro do estado, não é dinheiro de prefeitura, nós que damos nosso dinheiro pra ele”, relatou a feirante Sandra Mara.

Aliado do vereador Ivaldo Rodrigues, a suposta armação protagonizada por Emerson Macedo acabou criando um desgaste para o parlamentar que lhe antecedeu na pasta, para o senador Weverton Rocha, presidente estadual do PDT e ao pré-candidato Neto Evangelista.

O suposto golpe só não foi perfeito porque Robson sabia que o carinho da multidão formada por trabalhadores honestos seria vital para provar sua inocência. Constrangido, o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Emerson Galvão, deixou a delegacia sob protestos dos feirantes, que o xingaram e bateram no carro. Alguns ainda correram atrás do veículo por alguns metros.

“Robson é o nosso general. Ele luta por uma causa, de forma quase que solitária e leva benefícios à nós feirantes, que muitas das vezes são submetidos pela política do “pão e circo”. Ninguém está pedindo prestação de conta, logo porque ele está fazendo o serviço. Agora os caras vêm pedir prestação de conta? Ele tem que prestar conta é pra nós, ele trabalha pra nós”, afirmou o feirante Alex Palhano.

O desgaste será inevitável para Ivaldo Rodrigues e para o próprio Neto Evangelista, apoiado pela cúpula que protagonizou a suposta armação que resultou na prisão de inocente.

 

https://netocruz.blog.br/wp-content/uploads/2020/09/WhatsApp-Video-2020-09-04-at-22.31.38.mp4

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Morador de rua tem corpo incendiado, em SL

2 de janeiro de 2015

Um morador que constantemente é visto perambulando pelo centro da nossa capital teve grande parte do seu corpo incendiado na manhã desta sexta-feira (2). Um vídeo feito por populares e publicado pelo Portal do Jornal O Estado do Maranhão mostra a vítima deitada no chão e agonizando enquanto aguarda a…

Leia Mais

LÍNGUA NÃO É OSSO MAS QUEBRA CAROÇO – “Precisamos de um prefeito lúcido, realizador, preparado…”, dizia Holandinha ao pedir votos pra Castelo prefeito de SLZ

17 de outubro de 201617 de outubro de 2016

Na época, Holandinha concorria pela primeira vez a vereador em SLZ.

Leia Mais
Política

Inscrições para o concurso do Banco  do Nordeste vão até segunda-feira, dia 15

11 de outubro de 2018

  Fortaleza, 11 de outubro de 2018 – Quem pretende trabalhar no Banco do Nordeste tem até segunda-feira, dia 15, para efetuar sua inscrição para o concurso público. Está aberta seleção para os cargos de analista bancário, que exige nível médio, e especialista técnico – analista de sistemas, de nível superior….

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • TRISTEZA! Dono da Óptica Cláudios mata mulher em Paço do Lumiar e tenta dar cabo à própria vida
  • Rosário: Jonas Magno reconhece Profuncionário e injeta R$ 2 milhões na valorização dos servidores da educação
  • Paço do Lumiar: Fred Campos retoma agenda política com diálogo estratégico com agentes de saúde da Região Metropolitana
  • Paço do Lumiar: Fred Campos entra para a história ao implantar o primeiro Centro de Hemodiálise
  • Nos EUA, mas ainda no cargo: prefeito vence primeira guerra contra vice na Justiça

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes