Ithamar Ferreira, que foi chefe de gabinete do prefeito Dutra no primeiro ano de governo, acolheu em seu gabinete a então vice-prefeita, que não tinha nem uma cadeira pra sentar. Este acolhimento teve um preço, o ódio da então primeira-dama Núbia Dutra, que por diversas vezes determinou que a vice não fosse acolhida no gabinete do prefeito, pois o gabinete era dele e não dela. Se ela quisesse despachar, que fizesse nos bancos da Praça da Nossa Senhora da Luz.
Mesmo com estas determinações, a vice sempre teve guarida no gabinete.
Mesmo depois de deixar o governo Dutra, em janeiro de 2018, Ithamar Ferreira continuou a manter contato com a então vice-prefeita, chegando a recebê-la em sua residência, bem como visitá-la sempre que esta, nos momentos de angústia, buscava um ombro amigo, para desafogar dúvidas e incertezas que a atormentavam.
Após a enfermidade do prefeito Dutra, Ithamar foi peça fundamental nas articulações para posse de Paula da Pindoba.
Conversou com o legislativo municipal e ministério público.
Muito festejado pelo excelente trabalho desenvolvido quando esteve a frente do gabinete de Dutra, as boas vindas pela volta foram visíveis, notadas e muito comentadas nos corredores da Câmara Municipal, no dia da posse de Paula.
Com o conhecimento técnico e bom relacionamento político, logo no início da gestão foi visto como ameaça pela equipe de Caxias/Primeira Cruz, sendo determinado que fosse dá expediente no gabinete da prefeita, na Sede do Paço, onde nem os aparelhos de ar condicionado funcionavam devido ao visível estado de abandono. Isto provavelmente pela certeza de que se este estivesse presente nas decisões a serem tomadas, com certeza os caminhos trilhados hoje seriam outros.
O Blog entrou em contato com Ithamar, que não quis se manifestar, dizendo apenas:
Como sempre fez na vida, sai de cabeça erguida e com o respeito daqueles que o procuram no gabinete e que qualquer informação sobre sua saída deveria ser dada pela própria prefeita, se achar que é necessário fazer.
Vale lembrar que com toda essa relação de confiança entre Ithamar e Paula, o mesmo foi comunicado do seu desligamento por um funcionário do RH.