Skip to content

FAMEM convoca gestores que tiveram FPM bloqueado ou retido para buscar solução jurídica

Neto Cruz, 26 de julho de 201926 de julho de 2019
FAMEM

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlanio Xavier, está convocando os prefeitos e prefeitas que tiveram o Fundo de Participação dos Municípos, FPM, retidos ou bloqueados, compareçam na próxima segunda-feira (29), às 9 horas,  à sede da entidade para tratar sobre a situação. Erlanio Xavier solicita aos gestores que sejam acompanhados dos respectivos procuradores dos municípios e também dos assessores contábeis.

A medida, considerada extrema pelo presidente e de conseqüências drásticas para a população, foi adotada pela Receita Federal como forma de quitação de supostos débitos previdenciários e fiscais.  Dezenas de prefeitos maranhenses tiveram parte dos decêndios do mês de julho bloqueados ou retidos.

Para auxiliar os prefeitos a enfrentarem a situação adversa que gera verdadeiro caos administrativo, o presidente da Famem determinou que o corpo jurídico da entidade elaborasse orientações para que as procuradorias locais possam, administrativamente e juridicamente, tentar a suspensão das medidas.

No início da semana, a coordenação jurídica da Famem oficiou junto à delegacia da Receita Federal um pedido para que as prefeituras fossem previamente avisadas sobre o bloqueio do Fundo de Participação, com intuito de minimizar os impactos ou agilizar solução do litígio administrativamente ou judicialmente.

“Este é um problema que envolve tanto aspectos jurídicos como conotações políticas. Vamos buscar apoio junto à bancada federal do Maranhão e também ao governo federal para que tenhamos uma solução para este grande problema”, disse o presidente da Famem.

O departamento jurídico da Famem está orientandos os prefeitos e prefeitas atingidas pelas medidas com base em recentes decisões judiciais.  Dentre os passos que o prefeitos pode trilhar estão: a ciência integral dos motivos que ensejaram a suposta inadimplência, obtida através do E-CAC ou pessoalmente na Receita Federal; a verificação de eventuais falhas formais e/ou materiais nos processos administrativos geradores do suposto débito; e, Ingressar com Requerimento Administrativo de Anulação do Débito Fiscal ou Previdenciário junto a RFB.

“Não logrando êxito em conseguir a suspensão administrativa, ingressar imediatamente com ação judicial com supedâneo em precedente do Superior Tribunal de Justiça, requerendo a suspensão da exigibilidade do crédito tributário, diante da interposição da competente ação anulatória de débito fiscal ou previdenciário, consequentemente o desbloqueio do FPM”, explica o coordenador jurídico da Famem, Guilherme Mendonça.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

FEDEU! Edivaldo Júnior recebeu doação de suspeito de “operar propina”

24 de julho de 201924 de julho de 2019

O assessor técnico Ronalldo Lopes Lima, suspeito de ser “operador” da Prefeitura de São Luís nas negociações que visam acelerar pagamentos aos prestadores de serviço, incluindo a empresa São Luís Engenharia Ambiental (SLEA), financiou campanhas políticas em 2008, 2012 e 2014. Levantamento realizado pelo site Maranhaodeverdade.com em parceria com os…

Leia Mais
Política

Prefeito do interior leva chifre da primeira-dama e foge pra São Luís pra tentar ‘abafar o caso’

31 de março de 2021

Em tempo, o site não é de fofoca. Mas o assunto chamou a atenção do titular do blog e, por se tratarem de pessoas públicas, segue a trama… Um caso inusitado tomou de conta das rodas de conversas [fuxicos] numa cidade localizada na Região Munim, estado do Maranhão. O caso…

Leia Mais

VÍDEO > CENAS FORTES >> Homem desconfia que levou CHIFRE, raspa cabeça da mulher e a espanca só na base da ripa

18 de novembro de 2014

Um vídeo que rola no Whats App mostra essa verdadeira tortura. Um homem, ainda não identificado, espanca a companheira após suspeita de traição. Antes disso, o mesmo raspa a cabeça da mulher. Cenas fortes. Segundo o informante do Blog, o caso aconteceu no interior do Maranhão. O titular do blog…

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • Professores do interior reagem a tentativa do prefeito em dar zignal nos juros do FUNDEF; entenda o caso
  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • Traição à Educação: vereadores do interior afrontam o direito dos professores ao aprovarem uso dos juros do FUNDEF
  • Exclusivo! Guarda Municipal saca arma contra motorista de ônibus após negar carona; VÍDEO
  • FUFUCA NA CORDA BAMBA: o Ministro que quer voar alto demais e pode ‘cair no fosso’ como Gastão e Sarney Filho
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes